Endividamento das classes C e D cai pela metade

Consumidor recifense est comeando a adotar prticas mais saudveis na hora de comprar, fato que se evidencia principalmente nas classes menos abastadas; o endividamento dessa parcela da populao caiu de 16% para 8% em 2012

Endividamento das classes C e D cai pela metade
Endividamento das classes C e D cai pela metade (Foto: Cosmin Munteanu/Shutterstock)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PE247 – O consumidor recifense já está de olho no planejamento financeiro. De acordo com a Confederação Lojista do Recife (CDL), apesar da inadimplência no comércio do Estado ter crescido 4,9% em 2011, a população está começando a adotar práticas “mais saudáveis” na hora de comprar, principalmente nas classes C e D. O que resultou na diminuição pela metade, em 2011, do índice de endividamento do consumidor.

“Houve uma redução no endividamento da população que ganhava até um salário mínimo (orçado em R$ 545 no ano passado). Este número saiu de 16% em fevereiro para 8% em dezembro do ano passado”, comemorou o presidente da CDL, Eduardo Catão. Segundo ele, este número mostra que a população que tinha uma “demanda” reprimida (não poderia comprar certos produtos por falta de crédito no mercado) está se transformando num dos grandes protagonistas do comércio local.

Durante coletiva de imprensa, realizada na sede da CDL no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, a economista responsável pelo levantamento, Givanize Santos, destacou, por outro lado, o predomínio na utilização dos cartões de crédito no comércio recifense. “Os cartões de loja e de crédito representam, em média, 40% destas operações no varejo da cidade. O problema, neste caso, são os juros no caso de inadimplência”, alertou.

continua após o anúncio

A economista, que chegou a analisar dados de 627 pessoas no ano passado para realizar a pesquisa anual, destacou que a CDL pretende prosseguir com a cartilha de orientação ao consumidor em 2012, que é distribuída no comércio da cidade. “São trinta mil exemplares. O comércio precisa de compradores, mas é preciso ficar atento. O consumidor que deve não pode realizar novas compras. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, chega a 12% ao mês”, destacou.

Crescimento do comércio

continua após o anúncio

Além da fidelização e aumento da consciência do consumidor, a CDL também destacou o balanço do ano passado. O comércio no Recife cresceu 8% em 2011. Esta média é maior que as registradas no País e na Região Nordeste levantadas pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CDL). A média nacional foi de 4,76%.

“No Nordeste, quem acompanhou o Recife foram as cidades de Fortaleza e Natal, com 7% de crescimento médio nas vendas”, disse Catão. Segundo ele, a expectativa do aumento das vendas este ano é chega a 7%. “É um bom número, isto é o mínimo que estamos planejando. Segundo nossa pesquisa, 92% destes consumidores esperam que o ano de 2012 seja melhor que o anterior. Isso já indica o nosso crescimento”, comentou.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247