Em noite fria, Bloco de Lutas volta às ruas por passe livre

A manifestação com cerca de 500 pessoas tinha como objetivo fazer pressão sobre o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, para que dê encaminhamento ao projeto de passe livre municipal para estudantes e desempregados, elaborado pelo Bloco durante a ocupação da Câmara que encerrou-se na semana passada. Para entrar em tramitação na Câmara, é necessário que o Executivo encaminhe a proposta ao parlamento

Em noite fria, Bloco de Lutas volta às ruas por passe livre
Em noite fria, Bloco de Lutas volta às ruas por passe livre


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Igor Natusch
Sul 21 - Foi em clima de reencontro a manifestação do Bloco de Luta Pelo Transporte Público na fria noite de segunda-feira (22) em Porto Alegre. Em mais de um sentido. Além de ser o retorno do grupo às ruas depois de mais de uma semana de ocupação da Câmara de Porto Alegre, a noite gelada acabou limitando o número de participantes, dando ao protesto ares semelhantes às primeiras manifestações do Bloco, no começo do ano, quando a causa do transporte coletivo ainda tentava ganhar espaço no inconsciente da cidade. Cerca de 500 pessoas participaram do ato, com concentração em frente à Prefeitura de Porto Alegre.

A manifestação tinha como objetivo fazer pressão sobre o prefeito José Fortunati para que dê encaminhamento ao projeto de passe livre municipal para estudantes e desempregados, elaborado pelo Bloco durante a ocupação da Câmara que encerrou-se na semana passada. Para entrar em tramitação na Câmara, é necessário que o Executivo encaminhe a proposta ao parlamento. O prefeito já sinalizou dando a entender que não é possível atender a solicitação, o que motiva a pressão dos integrantes do Bloco. Além disso, o ato desta segunda-feira buscava manter a mobilização em torno de outras demandas, como a abertura de contas das empresas que operam o transporte coletivo em Porto Alegre.

O momento do começo da marcha acabou sendo bastante simbólico. Eram 19h07 quando os presentes começaram a caminhar, pegando a Júlio de Castilhos pela curva do Mercado Público. O mesmo relógio que marcava o horário indicava a temperatura: sete graus. A caminhada seguiu um trajeto menos extenso do que os protestos que movimentaram Porto Alegre em junho, passando por terminais de ônibus do centro da cidade antes de fazer a volta pelo Camelódromo, tomar a Voluntários da Pátria e regressar ao Largo Glênio Peres. O encerramento foi no mesmo local de onde a caminhada saiu – em frente à Prefeitura de Porto Alegre.

continua após o anúncio

Possivelmente devido ao clima gelado, a marcha acabou tendo um ritmo um pouco mais rápido do que o usual. Eram visíveis faixas com frases de ordem tipo “Os vândalos estão no poder”, “Recua, burguesia, recua” e “Pelo transporte público 100% gratuito”. Gritos já conhecidos, como “Somos o povo e o passe livre os ricos vão pagar”, uniam-se a menções irônicas ao poder público e alguns veículos de comunicação. “Chora a RBS, chora o prefeito, chora vereador, e ninguém cala esse chororô”, cantavam os manifestantes.

Ao passar pelos corredores de ônibus, a caminhada causou surpresa em alguns, mas foi recebida de forma positiva pela maioria das pessoas que aguardavam condução para casa. Alguns, já familiarizados com a pauta, não pouparam frases de apoio. “Dez ou vinte centavos não adianta, tem é que garantir passagem de graça para quem precisa”, disse um senhor que esperava condução no terminal ao lado do Mercado Público, sendo incentivado por parte dos integrantes da caminhada.

continua após o anúncio

O clima tranquilo do ato manteve-se até o fim da marcha, em frente à prefeitura. Com a presença de um carro de som, as vozes uniram-se aos tambores e a música fez-se presente, animando a lenta dispersão. Por volta das 21h, um grupo de menos de cem corajosos manifestantes resistia ao frio de seis graus e seguia cantando e gritando frases de efeito. “O Fortunati foi ver o Papa no Rio, mas a gente fica aqui esperando ele voltar”, garantiu um dos presentes – em uma promessa que talvez não deva ser tomada de forma literal, mas que marca a disposição do Bloco de Lutas em seguir fazendo pressão sobre o Executivo e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247