É do Flamengo e ponto final

Em 1987, o rubro-negro foi o melhor time do País e isso não discute



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Para quem não lembra, em 1987 houve um racha entre os principais clubes do Brasil (o clube dos treze, na época eram treze e agora são vinte), que decidiram organizar um campeonato próprio com mais três clubes convidados. Daí surgiu a Copa União, um dos melhores campeonatos disputados até hoje. Posteriormente ao racha, a CBF decidiu organizar outro módulo do campeonato, com clubes que equivaleriam à segunda divisão da época e propôs um cruzamento entre campeão e vice de cada campeonato para decidir quem seria o campeão brasileiro. Antes de se saber quem seria o campeão, todos os 16 clubes que disputaram a Copa União fecharam questão sobre não jogar esse cruzamento com campeão e vice da segunda divisão para decidir o campeão brasileiro, por não achar justo.

O Flamengo se sagrou campeão da Copa União, com o Internacional como vice. O Sport foi o campeão do outro módulo, com o Guarani como vice. Como já acordado anteriormente, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar o cruzamento, perderam por W O, e foi jogada nova partida final entre Sport e Guarani, vencida pelo Sport. Conclusão: o Sport foi campeão brasileiro de 1987 e o Guarani vice. Indiscutível, tanto que disputariam a Libertadores em 1988.

Em 2010, a CBF tomou decisão política de reconhecer títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil como Campeonatos Brasileiros, atitude desnecessária. Li um artigo muito interessante onde o autor (infelizmente não me lembro o nome) dizia que não é necessário reconhecer D. Pedro II como “Presidente da República” para dizer que ele mandava no Brasil no seu tempo. Então independente do nome do campeonato, o Santos de Pelé era o grande time do Brasil e do Mundo na sua época. Isso ninguém discute. Porém, o reconhecimento abriu alguns precedentes, como dois campeões brasileiros no mesmo ano e até um mesmo campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano. Então por que não reconhecer Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987? Até para premiar aquele timaço, que também era o melhor do Brasil na sua época. Para se ter uma idéia, cinco jogadores daquele time seriam titulares da seleção tetracampeã em 1994. O lateral-direito Jorginho, o zagueiro Aldair, o lateral-esquerdo Leonardo, o atacante Bebeto e o ponta-esquerda (isso nem existe mais) Zinho. E os outros seis não eram bobos não: Goleiro Zé Carlos (seleção Copa 1990, já falecido), Leandro na zaga (seleção Copa 1982), Andrade (várias passagens na seleção), Aílton (o menos famoso do time, seria co-autor do gol de barriga do Renato Gaúcho em 1995), Renato Gaúcho (seleção Copa 1990) e Zico (sem comentários, esse jogava pouco). Com esse time, acho que a melhor atitude seria ter enfrentado o Sport, eu daria no mínimo três gols de vantagem aos pernambucanos.

continua após o anúncio

Agora, quanto a levar esse tipo de disputas para a Justiça Comum, sou totalmente contra. Já existe um tribunal especial chamado STJD, onde devem ser dirimidas as questões desportivas. O Poder Judiciário já anda entupido de processos que há anos não saem do lugar, ainda se faz um Juiz (que é muito bem pago por nós) perder seu precioso tempo decidindo quem foi Campeão Brasileiro de Futebol de 1987? Me poupe! A CBF que reconheça quem ela quiser com o nome de Campeão Brasileiro, o Flamengo foi o melhor em 1987 e acabou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247