Do Rei Pelé até Neymar - 50 anos de Brasil global

O Pas acompanha esta noite a repetio do jogo que levou o Santos primeira conquista na Taa Libertadores; na ocasio, em 1962, Pel fez dois gols e se consagrou de vez como um fenmeno universal; agora, Neymar pode sair destes jogos como o jogador mais caro da histria do Pas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Quinta-feira, 30 de agosto de 1962. Pelé chuta forte, no ângulo, de perna direita. Outra vez Pelé, que recebe de Coutinho na pequena área, mata no peito e faz o terceiro gol do Santos (o primeiro foi contra, depois de um petardo de Coutinho) na decisão da Taça Libertadores daquele ano – veja aqui. O placar final de 3 a 0 sobre o Peñarol, no terceiro jogo de desempate, consagrou a equipe santista como o primeiro time brasileiro campeão continental. O Rei do futebol, que já era bicampeão do mundo pela seleção brasileira, estava na galeria dos imortais. Passados 49 anos, Neymar pode começar a escrever uma história semelhante nesta quarta-feira 15 de junho de 2011. O desempenho dele nesses dois jogos finais, nesta noite no estádio Centenário, em Montevidéu, e na próxima quarta-feira 22, no estádio do Pacaembu, pode ser a esteira definitiva para leva-lo à consagração mundial.

Passados 49 anos, Neymar pode começar a escrever uma história semelhante nesta quarta-feira 15 de junho de 2011. O desempenho dele nesses dois jogos finais, nesta noite no estádio Centenário, em Montevidéu, e na próxima quarta-feira 22, no estádio do Pacaembu, pode ser a esteira definitiva para levá-lo à consagração mundial e colocá-lo como o jogador mais caro do mundo.

O que há de semelhante entre Pelé e Neymar? A globalização do esporte. Antes de Pelé, o amadorismo predominava no País e no mundo. Foi o seu jogo, seu carisma e sua inteligência que transformaram a imagem do futebol. Naquele tempo, Pelé ganhou dinheiro dentro de campo, com os amistosos do Santos e da seleção, o para diferentes continentes, e principalmente fora dele. Foi com sua assinatura que as empresas descobriram o poder de um ídolo esportista. Ele fez de seu nome uma marca valiosa que, na década de 60, começou a autorizar algumas companhias a utilizarem seu nome. E Pelé mostrou como expor um parceiro com a mesma qualidade que tinha com a bola nos pés. No pontapé inicial da Copa do Mundo de 1970, ele ajoelhou-se para amarrar os cadarços e as câmeras focalizaram o símbolo do seu patrocinador. Sutilmente, todo o retorno de exposição estava entregue.

continua após o anúncio

Pelé foi tudo o que foi dentro de campo e abriu as portas da economia do futebol para as gerações que vieram depois dele. Neymar é fruto do que o Rei fez lá atrás. Com uma vantagem: ele aproveita com mais velocidade a globalização. Neymar é uma das figuras mais procuradas pelas empresas para ser garoto-propaganda e já tem uma conta bancária muito maior que a do Rei no início de carreira.

Se é heresia compará-lo a Pelé, Neymar em um ponto pode superá-lo: receber o título de jogador mais caro da história do futebol brasileiro. O Santos aceita vendê-lo por 50 milhões de euros, cerca de R$ 115 milhões. O Real Madrid, maior interessado, disse que pagaria R$ 80 milhões. O resultado do jogo de hoje pode multiplicar esse valor. Principalmente de Neymar for Pelé e conseguir enfrentar as adversidades do campo molhado – chove na capital do Uruguai – da marcação dos zagueiros, das provocações e da pressão da torcida. E, claro, conquistar sua primeira Libertadores.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247