Décimo terceiro no meio do ano exige atenção

Uma parte da populao brasileira recebe 50% do dinheiro pago em dezembro a partir de 1 de agosto. Cuidado com as armadilhas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Márcio Kroehn_247 – Agosto será mais gordo para a renda de, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros. Nesse mês, o governo vai depositar a primeira parcela do 13º salário, ou seja, metade do que deveria entrar na conta corrente apenas no final do ano será antecipada. No ano passado, esse movimento representou uma injeção de R$ 9 bilhões na economia brasileira. E é aí que mora o perigo. A tentação de gastar pode prejudicar seu caixa em dezembro e janeiro, períodos tradicionalmente ligados aos gastos com a festa de Natal e as contas do início de ano. Por isso, fuja das armadilhas e procure usar bem esse dinheiro extra.

A primeira providência a tomar é quitar as dívidas que estão pendentes. Nenhum investimento de curto prazo vai pagar mais do que os juros que consomem parte do seu orçamento mês a mês. Se houver mais de uma dívida e o dinheiro não for suficiente, escolha a de maior juro. “A prioridade é quitar as dívidas que são mais caras e fugir do consumo, que deve ser encarado como supérfluo”, diz Ricardo Almeida, professor de finanças do Insper. E, principalmente, não esqueça de negociar com o seu credor um desconto pela antecipação do pagamento.

Caso você não faça parte desse grupo de 26,3% das famílias brasileiras que precisam pagar todos os meses uma prestação, o momento é de pensar no futuro. Os meses de dezembro e janeiro são especiais por dois motivos: a festa dos presentes no Natal, que compromete uma parte da renda familiar, e as contas, como a escola dos filhos, que começam a chegar no início de cada ano. “Em julho as pessoas não têm os meses gastos do final do ano”, assegura Almeida. Para não ser pego de surpresa, pegue esses 50% do seu 13º salário, procure um banco e escolha um fundo DI, que está com uma rentabilidade mais interessante do que a da poupança. “Mesmo com os pagamentos do imposto de renda sobre a rentabilidade e da taxa de administração, que não deve passar dos 2,5%, o poupador pode ganhar entre 1% e 2% a mais do que na poupança”, completa o especialista. Outras aplicações, como o CDB, compensam quando o tempo de rendimento ficar acima de dois anos.

continua após o anúncio

Um comportamento que deve ser evitado a todo custo é juntar, aos poucos, esse dinheiro nos gastos mensais da casa, como se fosse uma renda extra. Aumentar o hábito de consumo em um curto período pode prejudicar o seu padrão de vida e causar um problema, justamente, nos meses que são o pico dos gastos familiares. “O consumo mensal já cabe no salário, portanto, pagar as dívidas ou poupar são as duas únicas alternativas que valem a pena”, diz Almeida.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247