De mãos dadas pelo Nordeste

Governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Bahia, Jaques Wagner, aliam discurso e pressionam Dilma para aprovar um regime industrial automotivo que beneficie regio. A deciso sair dia 15.



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciana Rebouças_Bahia 247 - Dia 15 de dezembro está chegando e os governadores Jaques Wagner e Eduardo Campos, de Pernambuco, afinaram seus discursos e lembraram nesta terça-feira (06), que o país precisa de uma política industrial automotiva diferenciada para a região Nordeste. Esta será a data em que a presidente Dilma Roussef anunciará o novo regime automotivo brasileiro. O evento Diálogos Capitais, seminários promovido pela revista Carta Capital, aconteceu em Salvador e reuniu três governadores nordestinos, Jaques Wagner, Eduardo Campos e Cid Gomes (Ceará).

O desejo da região é que a nova política incentive a vinda de montadoras para a região, de forma diferenciada. A vinda da montadora chinesa Jac Motors para a Bahia, por exemplo, depende destas novas regras. Isto porque, a Jac ainda é importadora e sofreria com o aumento do IPI, caso não haja uma política diferenciada até a empresa instalar uma fábrica no país em 2014.

"Há os incentivos para os fabricantes, há os impostos para os importadores e estímulos para quem é importador e quer virar fabricante?", perguntou Jaques Wagner, o que repercute diretamente no caso da Jac Motors. "Precisamos ter um recorte regional na política industrial brasileira", acrescentou.

continua após o anúncio

Mercado

A questão da indústria automotiva desperta interesse porque o segmento representa hoje 25% do PIB industrial brasileiro. Eduardo Campos argumentou lembrando que hoje há 49 plantas no país, sendo 42 no Sudeste e no Sul do país e apenas duas no Nordeste (a Ford, na Bahia, e a Fiat, em Pernambuco). "Vamos ver este ciclo passar e não vamos ter nenhum recorte regional. Não é pouca coisa, é a hora de discutir esta questão e, por isso, eu e o governador Jaques Wagner apresentamos esse pedido, por escrito, para a presidente Dilma", disse o governador de Pernambuco.

continua após o anúncio

Questionado sobre a possibilidade da Volkswagen se instalar no Estado, Campos afirmou que nada teria a adiantar. Já Cid Gomes assegurou que, trazer uma montadora para o Ceará, esta será a sua obsessão nos próximos anos.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247