Cuidado com o risco de queimaduras no Réveillon

Dados do Ministrio da Sade indicam que, nos ltimos dez anos, mais de 100 brasileiros morreram vtimas de queimaduras por fogos de artifcio e quase seis mil foram internados por esse motivo. A principal causa: consumo de bebida alcolica.

Cuidado com o risco de queimaduras no Réveillon
Cuidado com o risco de queimaduras no Réveillon (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_PE247 – Um dos espetáculos de mais tradicionais durante as festas da virada do ano é a queima de fogos. Mas, além da beleza proporcionada pela exuberante pirotecnia proporcionada pelo material, há o sério risco de queimaduras. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS) faz um alerta para a utilização deste tipo de artefato, principalmente quando o usuário também ingeriu bebidas alcoólicas. Dados do próprio MS indicam que, nos últimos dez anos, mais de 100 brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo.

Entre janeiro e outubro deste ano, cinco pessoas morreram e 461 precisaram ser hospitalizadas em virtude deste tipo de acidente, geralmente causados por imprudência. “Acidentes com artefatos desse tipo podem resultar em sequelas graves e até em mortes. Por isso, é muito importante que as pessoas estejam informadas e atentas para este perigo”, alerta a coordenadora-geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

A coordenadora lembra ainda que é fundamental não associar os fogos ao uso de bebida alcoólica. “Por serem extremamente perigosos, fogos de artifícios são proibidos para menores de 18 anos e os adultos devem evitar que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões”, ressaltou. Além disso, o ideal é evitar manuseá-los, mas, caso isso seja necessário, o importante é seguir sempre as instruções do fabricante. “Jamais carregar bombinhas nos bolsos, nunca acender o artefato perto do rosto e sempre manter distância de outras pessoas e de instalações elétricas no momento de acender fogos de artifício”, ressaltou.

continua após o anúncio

PRIMEIROS SOCORROS - Em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. No Recife, pessoas vítimas de acidentes como estes podem ser encaminhadas para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, que é referência neste tipo de tratamento.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247