Cis e trans: qual a diferença dos termos?

A crescente visibilidade dos movimentos LGBTQIA+ trouxe às conversas do dia a dia palavras que antes não eram conhecidas de muitos brasileiros

(Foto: REUTERS/Nacho Doce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Lívia Batista, Agência Diadorim - A crescente visibilidade dos movimentos LGBTQIA+ trouxe às conversas do dia a dia palavras que antes não eram conhecidas de muitos brasileiros, como “cisgênero” e “transgênero”, também usadas nas formas abreviadas “cis” e “trans”. Esses termos se referem a identidades de gênero.

Algumas pessoas confundem identidade de gênero com orientação sexual, o que dificulta a compreensão desses conceitos. Nesse sentido, é importante ter em mente que são aspectos relacionados, mas distintos sobre cada indivíduo.

continua após o anúncio

Por exemplo: uma mulher (cis ou trans) que se relaciona sexual e afetivamente apenas com outras mulheres (cis ou trans) é lésbica, esta é sua orientação sexual.

Da mesma forma, um homem (cis ou trans) que se relaciona sexual e afetivamente apenas com outros homens (cis ou trans) é chamado de gay.

continua após o anúncio

Outra orientação sexual que está entre as mais conhecidas é a bissexualidade: homens e mulheres (cis ou trans) que se relacionam tanto com homens quanto com mulheres (cis ou trans).

Mas o que é identidade de gênero e o que significa ser “cis” e “trans”, afinal?

continua após o anúncio

Cisgênero

O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.

Transgênero

Já a pessoa “transgênero” é aquela que não se identifica com o gênero associado socialmente ao sexo biológico com que ela nasceu, ou seja: pessoas que nasceram com pênis, mas se identificam como mulheres e pessoas que nasceram com vagina, mas se identificam como homens.

continua após o anúncio

Há, ainda, pessoas que nascem com qualquer um desses órgãos sexuais, mas não se identificam com nenhum dos gêneros “tradicionais” (homem e mulher). Elas se identificam de outras maneiras, como não-binárias ou agêneros.

Não-binários e travestis também fazem parte da categoria “transgênero”.

continua após o anúncio

entrarTelegram
Acompanhe as nossas notícias também por mensagem; entre para nosso canal no Telegram

E drag queen/king?

O termo “drag” não se trata de uma identidade de gênero, mas uma expressão ou performance artística em que o/a intérprete usa roupas do gênero oposto ao seu próprio. Apesar de ser uma manifestação cultural comum entre LGBTQIA+, fazer drag queen ou drag king não diz respeito ao gênero ou sexualidade de quem está atuando. 

continua após o anúncio

Um exemplo da arte drag é o programa “RuPaul’s Drag Race”, em que os participantes competem para ser a melhor drag queen da temporada.

Em caso de dúvida a respeito de como se referir a uma pessoa, pergunte a ela quais são os seus pronomes (ela/dela; ele/dele, etc.).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247