"Choveu dinheiro". E agora?

Sejam ganhadores da loteria ou beneficirios de uma herana, muitos brasileiros no sabem como usufruir de uma inesperada fortuna sem que ela "se desmanche no ar" em pouco tempo. Mas a receita do sucesso leva simples ingredientes



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciane Macedo _247 - Quase todo mundo já se rendeu, alguma vez, a sonhar acordado imaginando-se o único sortudo a ganhar na loteria. Para os apostadores fiéis, essa é uma possibilidade muito real. Seja você sonhador ou pragmático, é muito provável que, numa roda de amigos, já tenha respondido à seguinte pergunta: "O que você faria com todo esse dinheiro"? Exercícios de imaginação à parte, a realidade mostra que muitos ganhadores da loteria simplesmente não sabem o que fazer com o prêmio de muitos milhões de reais. E o mesmo acontece com outros afortunados. Gente que, da noite para o dia, vê sua vida mudar devido a uma grande e inesperada soma de dinheiro.

As situações podem ser mais comuns do que se imagina, não é preciso jogar na loteria. O recebimento de uma polpuda herança tem o mesmo poder inebriante e paralisador. Jovens estrelas do futebol, geniais executivos, empreendedores da internet com suas ideias brilhantes e inovadoras, todos experimentam uma rápida ascenção profissional que resulta em muitos milhões a mais nas suas contas bancárias. E o que dizer dos ganhadores de reality shows? Muitos já viram todo o seu prêmio se esvair em pouco tempo por não saberem o que fazer com tanto dinheiro.

E, afinal, como responder à pergunta de 1 milhão de dólares? Existe uma receita de sucesso para administrar uma "bolada", realizar alguns sonhos e ainda escapar das armadilhas que certamente surgirão no caminho do novo milionário? Sim, existe. E entre tantas tentações para sair gastando desenfreadamente, como se o dinheiro não fosse acabar nunca, a receita de sucesso para usufruir de uma fortuna inesperada, seja ela vultosa ou mais modesta, é simples: planejamento, moderação ao satisfazer os desejos de consumo e cautela ao investir -- de preferência, com a ajuda de um especialista em finanças pessoais ou gestor de fortunas.

continua após o anúncio

"O primeiro impulso é sair comprando", reconhece Ricardo Pereira, especialista em finanças pessoais pela Fundação Getúlio Vargas e consultor financeiro do programa Consumidor Consciente. "Mas dinheiro na hora da euforia não faz falta, só vai fazer depois", salienta. Comprar um carro importado, um imóvel grande e bem localizado, uma casa de praia, viajar pelo mundo e render-se a compras luxuosas são alguns dos desejos mais imediatos de um novo milionário. Mas a melhor orientação nesse momento de grande entusiasmo, diante da perspectiva de poder gastar muito mais do que de costume, é planejar as compras. Tudo é permitido, mas a seu tempo e não sem um mínimo de planejamento. "Se a pessoa não tiver cautela, o dinheiro pode acabar muito rápido", previne o consultor. "As decisões não podem ser pautadas só pela emoção e sem condierar as repercussões no futuro", orienta.

Antes de correr para a primeira concessionária de importados, o potencial comprador deve ser perguntar se está disposto a arcar com o alto custo de manter esse tipo de automóvel no longo prazo -- combustível, manutenção, impostos e seguro. "Pelo menos 5% do valor do automóvel importado será gasto todo mês só com a manutenção", calcula o consultor. "O seguro do importado também é caro e nem toda seguradora faz", lembra Pereira. Outro fator a considerar é a invevitável desvalorização do carro com o tempo. Para evitar uma grande defazagem de preço no mercado, procure trocar seu importado a cada dois anos. Ao adquirir um importado novo, será possível dar o antigo como parte do pagamento em grande parte das concessionárias. Então, se dirigir um carro de luxo será a realização de um sonho que, finalmente, estará ao alcance de seu novo dono, será preciso considerar, além do emocional, o lado prático dessa compra.

continua após o anúncio

Tratando-se de uma casa ou um apartamento de alto padrão, amplo e bem localizado, ou mesmo um imóvel para usufruir nos momentos de lazer, como uma casa de praia ou de campo, a dica de Pereira ao novo afortunado é pagar à vista. "Com o dinheiro na mão, o poder de negociação e barganha do comprador fica muito maior", diz Pereira.

E como a aquisição de um imóvel, mesmo que seja para usufruto imediato, não deixa de ser um investimento, o consultor aconselha que o futuro proprietário faça uma pesquisa sobre a valorização do bairro no mercado imobiliário. Outra dica, esta para casas ou apartamentos em cidades grandes, é procurar saber sobre possíveis intervenções de infraestrutura na área, como a construção de uma estação de metrô.

continua após o anúncio

No início do ano, em São Paulo, o assunto dividiu os moradores do bairro de Higienópolis. Mas especialitas em mercado imobiliário defendem que melhorias na infraestrutura de um bairro, de um modo geral, valorizam um imóvel, e não o contrário. Imóveis localizados a poucos quarteirões de uma estação de metrô ou de um shopping center geralmente têm sua liquidez aumentada e as taxas de vacância reduzidas.

A proximidade com áreas arborizadas no bairro e uma boa rede de transportes, que evite congestionamentos constantes na região, são outros fatores de valorização a considerar antes da compra de um imóvel.

continua após o anúncio

Com as compras maiores já contempladas, o ganhador de uma inesperada fortuna deve voltar sua atenção para os gastos dia-a-dia. É aí que mora o perigo de grande parte de seu dinheiro "desaparecer", em curtíssimo tempo, por causa das compras feitas por impulso. Use o bom senso antes de se render a uma rotina de gastos desenfreados e procure manter equilibrados o desejo de comprar ("eu quero") e a necessidade ("eu preciso").

E quem pensa que o estilo de vida de todos os milionários é só gastar está redondamente enganado. "As pessoas ricas são extremamente organizadas, elas lembram onde gastaram 1 real", comenta Pereira. Mesmo para quem tem muito dinheiro, "é preciso ter um mínimo de organização financeira para controlar as despesas do dia-a-dia", orienta o especialista em finanças pessoais.

continua após o anúncio

Se a tentação de comprar com o cartão de crédito é grande e o novo milionário já costumava gastar muito, a orientação de Pereira é aprender a usá-lo de forma inteligente. Fique de olho nos limites dos seus cartões e anote tudo o que gasta.

Além de pensar que a "chuva de dinheiro" permitirá uma vida só de gastos, outra idéia recorrente entre novos milionários é achar que podem tirar férias perpétuas e sair viajando pelo mundo, sem nunca mais ter que trabalhar. Não é bem assim. É claro que poder conhecer lugares jamais imaginados é um prazer que o dinheiro pode comprar. Mas nem as viagens prescindem de um bom planejamento e gerenciamento de gastos.

continua após o anúncio

"Defina um valor fixo para gastar só com viagens, procure as boas oportunidades e se programe com antecedência para administrar bem essa despesa", orienta Pereira. E com a alta do dólar dos últimos dias, a dica do consultor financeiro é observar a cotação semanalmente e comprar a moeda aos poucos, fugindo dos picos para evitar a exposição à volatilidade do câmbio. Outra dica para viagens internacionais é dar preferência aos cartões pré-pago ou de débito habilitado para uso no exterior. "Com eles, é mais fácil se organizar e ter disciplina no controle de gatos", indica o consultor.

Para poder se presentear com longas viagens, além de manter as mudanças no estilo de vida que certamente virão, o novo milionário terá de investir bem o dinheiro que ganhou. E a primeira decisão a tomar envolve justamente a mudança no padrão de vida. Seja sutil ou radical, ela precisa ser avaliada. "É necessário que a pessoa calcule o quanto ela vai precisar para viver e encontre um investimento compatível, que se adeque à suas novas necessidades", orienta Pereira.

continua após o anúncio

No cenário atual de incertezas no mercado, para quem acabou de ganhar uma fortuna inesperada e quer multiplicar o dinheiro sem correr riscos, a melhor indicação são os títulos públicos do Tesouro Direto. "É um investimento que tem solidez, segurança e rentabilidade", diz Pereira. "Não existe nada igual em termos de rentabilidade e vantagens em nenhum outro lugar no mundo, só no Brasil", reforça o especialista.

Deixe apenas uma parte do dinheiro na poupança, o suficiente para despesas do dia-a-dia. "É uma forma de se proteger da inflação oficial e ter um fundo de reserva com liquidez imediata", explica Pereira.

Antes de diversificar a carteira de investimentos ou contemplar o mercado acionário como opção, o consultor aconselha que o novo milionário avalie o seu perfil e quanto risco está disposto a correr. "Quanto maior o prazo de um investimento em ações, mais se pode lidar com riscos", diz o consultor. Também é recomendável contratar um especialista em finanças pessoais ou gestor de fortunas para gerir os investimentos, especialmente se houver interesse em produtos financeiros mais sofisticados.

Na avaliação de Pereira, abrir um negócio próprio e tornar-se um empreendedor também pode ser uma boa forma de investir e, no longo prazo, multiplicar o dinheiro ganho.

A mudança no estilo de vida de quem ganha uma fortuna da noite para o dia também traz algumas armadilhas que não têm nada a ver com comprar, gastar ou investir. Como lidar com dezenas de novos amigos que se aproximam, velhas amizades que ressurgem de um passado remoto ou mesmo daqueles amigos e familiares que estão em volta e pedem uma ajuda financeira? "Aja com franqueza e não tenha medo de dizer 'não'", aconselha Pereira. "Se você puder dar o dinheiro, é melhor do que emprestar, porque as chances de receber um calote são muito grandes", previne o consultor, assinalando que, quem quiser ser generoso, não deve contar com o dinheiro de volta. "Uma amizade de longa data pode ir para o espaço nessa hora", diz Pereira. Vale a pena se perguntar se o dinheiro que você não recebeu de volta vale o preço de uma amizade.

Usufruir das alegrias proporcionadas pelo dinheiro, gastar com os desejos de consumo, investir para multiplicar o capital e até usar de uma boa dose de generosidade com a família e os amigos, tudo isso é possível na vida de um novo afortunado, desde que haja planejamento e equilíbrio. "É possível e necessário, precisamos ter prazeres", comenta Pereira. "Mas também temos que aprender a tomar decisões menos impulsivas e emocionais", assinala. E ter equilíbrio na vida financeira é algo que todos, afinal, milionários ou não, sempre desejam.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247