Câncer por HPV despenca com vacina: descubra sintomas e onde se imunizar

Foram analisados os impactos de imunizantes contra a HPV entre vacinadas e não vacinadas

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um estudo publicado na revista científica The Lancet apontou queda de quase 90% nos casos de câncer de colo de útero entre vacinadas contra HPV, o que gerou uma onda de otimismo, mas também despertou dúvidas sobre a vacina, a infecção sexualmente transmissível e a pesquisa em si. As informações foram publicadas pela BBC.

Foram analisados os impactos do imunizante entre vacinadas e não vacinadas contra o HPV. Na pesquisa, feita na Inglaterra com dados de mulheres de 20 a 64 anos coletados entre 2006 e 2019. 

continua após o anúncio

O estudo foi feito a partir dos diagnósticos do câncer de colo de útero ou cervical entre as participantes, ou detecções de alterações anormais de células do colo do útero. De acordo com a pesquisa, houve uma significativa redução dos dois indicadores após o início do programa de imunização contra o HPV, em 2008.

As vacinadas entre 12 e 13 anos, atualmente na casa dos 20 anos, tiveram incidência de câncer cervical 87% menor em comparação às mulheres não vacinadas.

continua após o anúncio

Sobre a relação entre HPV e câncer de colo de útero, "pode-se dizer que ele é 100% associado ao HPV", de acordo com Agnaldo Lopes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247