Câmara de Fortaleza aprova exigência do diploma de Jornalismo

A medida vale para os profissionais que exercem a atividade em rgos pblicos; Alm da capital cearense, Belo Horizonte, Campina Grande, Natal e Macei j aprovaram leis semelhantes



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_247 – Mais uma cidade do país aprovou uma Lei que exige a apresentação de diploma de Jornalismo para os profissionais que exercem a atividade em órgãos públicos. A Câmara Municipal de Fortaleza, no Ceará, aprovou a medida, colocando em vigor a necessidade de comprovação da formação em Jornalismo. Além da capital cearense, Belo Horizonte, Campina Grande, Natal e Maceió já aprovaram leis semelhantes. Os Estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também aprovaram projetos com a mesma exigência.

No âmbito nacional, o Senado Federal está analisando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para que tal obrigatoriedade seja retomada em todo país, também no setor privado, que emprega a maior parte dos profissionais da área. A PEC já foi aprovada em todas as comissões da Casa e está pronta para ser votada em plenário. Basta o presidente da instituição, senador José Sarney (PMD), colocar a matéria em votação.

O Estado de Pernambuco, no entanto, não possui nenhum tipo de manifestação sobre o caso. Recentemente, o Sindicado local (Sinjope) e o setor patronal, após uma acirrada negociação sobre o reajuste salarial anual da categoria, chegaram a um acordo, no qual foi preservada a exigência do diploma. Porém o compromisso ainda não foi registrado em cartório.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247