Cacique Aritana morre de coronavírus

O cacique Aritana Yawalapiti, um dos grandes líderes indígenas do Alto Xingu, faleceu em Goiânia (GO) em decorrência do coronavírus. Ele fazia parte da aldeia Yalawapiti, onde outros índios testaram positivo para a Covid-19

Aritana Yawalapiti
Aritana Yawalapiti (Foto: Reprodução/Facebook)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O cacique Aritana Yawalapiti, um dos grandes líderes indígenas do Alto Xingu, faleceu em Goiânia (GO) em decorrência do coronavírus. 

O indígena vinha sofrendo de graves problemas respiratórios e saiu de Yawalapiti, uma aldeia no coração da reserva do Parque Indígena Xingu, no Mato Grosso, para ser atendido em um hospital do município de Canarana, no mesmo estado. Depois foi transferido a Goiânia, capital de Goiás.

continua após o anúncio

Em entrevista à agência AFP nesta semana, Tapi, filho do indígena, afirmou que pulmão do seu pai estava "muito danificado". 

De acordo com Tapi, há cerca de 200 moradores na aldeia Yalawapiti, quatro dos quais testaram positivo ao coronavírus e muitos apresentam sintomas. A comunidade fica no coração da reserva de Xingu, que tem cerca de 26.000 km², e na qual vivem cerca de seis mil indígenas de 16 etnias. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247