Brasil já tem 73% dos serviços públicos de saúde sob gestão privada, indica pesquisa
Empresas privadas com ou sem fins lucrativos já são responsáveis por 73% dos 3.013 serviços públicos de saúde no País, de acordo com Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, divulgadas pelo IBGE. Governo Bolsonaro quer aumentar ainda mais a privatização no setor

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Empresas privadas com ou sem fins lucrativos já são responsáveis por 73% dos 3.013 serviços públicos de saúde, como hospitais e unidades básicas, nos 5.570 municípios brasileiros. De acordo com Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria dos serviços (58%) está sob gestão de OS (Organizações Sociais), entidades sem fins lucrativos, e 15% com empresas privadas, por meio de modelos como as Parcerias Público-Privadas (PPP).
As estatísticas foram divulgadas no ano passado e recordadas pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo (1) em um contexto no qual o governo Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de privatizar Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O decreto foi revogado, mas Bolsonaro disse que pode reeditar a proposta. "Quando tiver o entendimento do que a gente de verdade quer fazer talvez eu reedite o decreto", disse.
Em cidades com mais 500 mil habitantes, a gestão da saúde é feita majoritariamente por organizações sociais (83,3%), criadas por lei federal há 22 anos.
Atualmente, as OS estão presentes em 24 dos 26 estados brasileiros. Essas instituições administram a atenção básica, ambulatórios e hospitais.
As PPP na saúde ficam mais restritas a hospitais. O modelo de PPP prevê que a empresa parceira explore os serviços administrativos do hospital, tais como limpeza, segurança e lavanderia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247