Barcelona é uma festa

Em apenas dois dias, a capital da Catalunha comemora dois ttulos europeus, no futebol e no handebol, ambos conquistados pelo time que carrega o seu nome



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Os torcedores do Barcelona não se cansam de comemorar títulos. Depois de festejar, sábado (28), a conquista da quarta Liga dos Campeões da Europa no futebol, com a maiúscula vitória por 3 a 1 sobre o Manchester United, em Londres, os aficionados do clube catalão repetiram a dose 24 horas depois, com o triunfo de seus atletas sobre o Renovalia Ciudad Real, por 27 a 24, na decisão da Liga dos Campeões europeus de handebol. A partida, disputada na Lansexx Arena de Colônia, na Alemanha, garantiu aos blaugrana o seu oitavo título na competição. Moral da história: o futebol, no qual o time de Messi levantou sua quarta taça continental, está longe de ser a única vocação do Barça.

A sala de troféus do Barcelona, instalada em seu museu, no estádio Camp Nou, atesta a versatilidade e o poderio do clube catalão. No handebol, por exemplo, são 24 títulos espanhóis, 17 Copas do Rei, 14 Supercopas da Espanha, 5 Recopas da Europa e 5 Supercopas da Europa, além das oito Ligas dos Campeões do continente. Nas quadras de basquete, o Barça obteve seu primeiro título mundial – em 1984, com uma dura vitória, em casa, sobre o Monte Líbano, do Brasil – e mais uma penca de taças: 15 Ligas Espanholas, 22 Copas da Espanha, 4 Supercopas da Espanha e 2 Euroligas.

O hóquei sobre patins, modalidade em que a Espanha acumula 14 títulos mundiais, é outra praia do clube catalão. Sua coleção inclui 18 Campeonatos Espanhóis e Copas do Rei, 23 Ligas da Espanha, 4 Supercopas da Espanha, 19 Copas da Europa, 1 Recopa da Europa, 7 Supercopas da Europa, 9 Copas Continentais e 3 Copas Intercontinentais.

continua após o anúncio

Até mesmo em um esporte nascido no Brasil, o futsal, o Barça já começa a colocar suas manguinhas de fora. Os blaugrana ajudaram a Seleção Espanhola a derrotar o time canarinho nas finais do mundiais de 2002 e 2004, e também participaram da campanha do vice-campeonato de 2008, em Brasília e no Rio de Janeiro. As conquistas do clube com a bola pesada, no entanto, ainda são tímidas, se comparas às obtidas em outras quadras e campos: 1 Copa, 1 Copa da Espanha, 1 Copa do Rei e 1 Recopa da Europa.

A infraestrutura esportiva do Barça está por trás dessa montanha de títulos. Além do belíssimo estádio Camp Nou, com capacidade para 99 mil espectadores, os catalães contam com o Miniestadi, onde o Barcelona B manda seus jogos no Campeonato Espanhol da segunda divisão. Inaugurada em 1982, a praça de esportes pode receber até 15.726 torcedores – número equivalente ao do estádio Urbano Caldeira, do Santos.

continua após o anúncio

Messi, Xavi, Iniesta e os demais craques do novo campeão europeu de futebol, assim como as divisões de base do clube, se preparam e cuidam do físico na magnífica Cidade Desportiva Joan Gamper, inaugurada em 2006. Instalado em um terreno de 136 milímetros quadrados, o magnífico centro de treinamento (CT), conta com cinco campos de grama artificial, quatro com grama artificial, um ginásio, um edifício administrativo, 12 vestiários e uma enfermaria. Os esportes de quadra tem como QG o Palau Blaugrana, inaugurado em 1971. Com capacidade para 7.585 espectadores, o ginásio foi palco das competições de hóquei sobre patins, judô e taekwondo, nos Jogos Olímpicos de 1992.

Com 173 mil sócios, o equivalente à população de Teresópolis (RJ), o Barça é, enfim, um superclube. O blaugrana se dá ao luxo de pagar para estampar a logomarca da Unicef no uniforme, em vez de lotear suas jaquetas, para patrocinadores, em troca de tostões. E, humilde, ainda se define, apesar das inúmeras as conquistas ao longo de 111 anos de trajetória, “apenas” como um um clube de futebol – o Futbol Club Barcelona.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247