Ato em defesa do Polo Naval de Rio Grande terá presença de Lula Dilma
Lula e Dilma já estão em Rio Grande, onde foram recebidos por parlamentares petistas, lideranças do movimento social e por militantes, com faixas, bandeiras e cartazes
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Rio Grande do Sul 247 - Um grande ato estadual em defesa do Polo Naval de Rio Grande será realizado neste sábado (29), com a participação do ex-presidente Lula e da presidente deposta Dilma Rousseff. A manifestação terá início às 14h, no Largo da Prefeitura, no centro da cidade, e deverá reunir caravanas de vários municípios e totalizar milhares de pessoas.
"Será um ato muito importante, não só pela questão do local do Polo Naval, mas por todos os direitos trabalhistas e sociais que estão ameaçados através das reformas da Previdência e Trabalhista do governo ilegítimo e golpista de Michel Temer", disse o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Reginaldo Silveira Rodrigues.
De acordo com Reginaldo, o evento marca o começo de uma jornada de Lula em defesa do Polo Naval. "A indústria naval significa muito para a nossa cidade, por isso aqui será o ponta pé inicial", afirma.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Gonçalves, o ex-presidente Lula é um marco no setor naval brasileiro. "A metade Sul do estado nunca havia tido oportunidade antes dele", recorda.
De acordo com Benito, um dos objetivos do ato é convencer o governo golpista a não desmontar o Polo Naval. "Não há economia que explique o fato de deixar paralisadas as plataformas em fase de finalização e com todo o material disponível e licitar no exterior por um valor três vezes maior".
Em um vídeo postado nas redes sociais do deputado federal Henrique Fontana (PT), Lula convocou a todos para o ato em defesa do Polo Naval. "Vamos desfazer as mentiras que eles estão contando para desfazer a indústria naval brasileira. O desmonte dessa indústria é o desmonte de conhecimento técnico e cientifico", destaca Lula.
Assista ao vídeo:
Frente Parlamentar em Defesa do Polo Naval
A Frente Parlamentar em Defesa do Polo Naval de Rio Grande, lançada no último dia 18 na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), apontou que, desde o início da política industrial naval do Brasil, na década passada, mais de R$ 15 bilhões foram investidos no Polo Naval e mais de 24 mil empregos diretos foram gerados, sem falar nos indiretos.
No entanto, com a crise econômica e com os escândalos de corrupção atingindo a Petrobras, grande parte da indústria local está ociosa e conta apenas com 3 mil trabalhadores ativos. Só em 2016, 4 mil trabalhadores foram demitidos com a transferência da construção da plataforma P-58 para o Espírito Santo.
O prefeito de Rio Grande salienta a qualidade do Polo Naval. "Temos os maiores ativos do Hemisfério Sul em termos de indústria naval com altíssimo valor tecnológico agregado, com grande possibilidade de acúmulo. Países como Inglaterra, Noruega, Canadá, China, Coréia do Sul, Índia e Rússia seguiram esse caminho. Podemos fazer isso ou seguir o exemplo de Angola e Nigéria, que só extraem o petróleo sem produzir valor agregado para os seus países".
Já o governador José Ivo Sartori (PMDB) vem cultivando um misto de silêncio e omissão diante da ameaça real de desmonte do Polo Naval. A mobilização que reúne prefeitos e parlamentares de diferentes partidos, além de representantes de universidades, sindicatos e outras entidades da sociedade civil em defesa da indústria naval no Estado e no País, não conta até agora com a participação ativa do governador e do governo como um todo.
Confira mais informações informações no site da CUT RS
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247