Assembleia comemora Dia do Artista Plástico
Os artistas plásticos Fernando França, Cláudio César e Vando Figueiredo serão agraciados com placas comemorativas, hoje (8), na Assembleia Legislativa, na solenidade alusiva ao Dia do Artista Plástico, às 19h, no Plenário 13 de Maio
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Ceará 247 - Os artistas plásticos Fernando França, Cláudio César e Vando Figueiredo serão os homenageados de hoje (8), na Assembleia Legislativa, na solenidade comemorativa ao Dia do Artista Plástico, às 19h, no Plenário 13 de Maio. O dia 8 de maio faz alusão à data de nascimento, em 1850, do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes do século XIX.
A sessão solene foi proposta pela deputada Fernanda Pessoa (PR). "A solenidade será um tributo aos nossos artistas, que, através de suas obras, expressam as emoções, o cotidiano e nos fazem refletir sobre a vida", explicou a parlamentar.
Artista plástico e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando França nasceu em Rio Branco, no Acre, estado do extremo oeste da Amazônia brasileira. Começou nas artes ainda na infância e se profissionalizou após a mudança para Fortaleza, no início dos anos 1980. Apresentou trabalhos em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, Dinamarca, França e Portugal.
Já Cláudio César nasceu no Rio de Janeiro e há 34 anos mora no Ceará. É autor do painel "Cearensidade: A história do Ceará", em exposição permanente na entrada do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. Em 1992, foi agraciado com a "Medalha de Prata", por ocasião da "ECO 92". Desde então, só solidificou o reconhecimento de seu trabalho por parte de críticos e admiradores da arte. A obra do artista reúne crônicas sociais urbanas, além de vários trabalhos exibidos em galerias públicas e particulares de todo o País.
Vando Figueiredo nasceu em Fortaleza e iniciou carreira em 1988, na IX Unifor Plástica. É diplomado em Desenho e Pintura no curso ministrado por Raul de La Nuez e licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Cuba. É desenhista, pintor, gravurista e escultor. Lecionou Desenho e Pintura na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Sem Fronteiras, Faculdades Integradas Grande Fortaleza, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar e no Centro de Cultura de Guaiúba. Constam na trajetória do artista várias exposições individuais e coletivas, além de participações nos mais importantes salões de arte do Brasil e do exterior.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247