Ameaças à sociedade civil aumentam 256%, aponta estudo

Um monitoramento do Instituto Igarapé fez a comparação entre abril e junho deste ano, e entre outubro e dezembro de 2020

Artistas,sociedade civil e parlamentares durante manifestação na comissão censura nunca mais
Artistas,sociedade civil e parlamentares durante manifestação na comissão censura nunca mais (Foto: Gustavo Bezerra - Agência PT)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um monitoramento do Instituto Igarapé a ser divulgado nesta sexta-feira (13) apontou que aconteceram 406 ataques à independência dos Poderes, a direitos civis e à liberdade de expressão entre abril e junho deste ano, um aumento de 256% na comparação com o levantamento anterior, feito entre outubro e dezembro de 2020, quando foram identificados 114 ataques. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo

O monitoramento é focado em ameaças ao chamado "espaço cívico" na sociedade. De acordo com o instituto, são pressões para limitar a atuação de universidades, órgãos técnicos do governo, ONGs e da imprensa independente. 

continua após o anúncio

"Não existe democracia sem espaço cívico forte, sem atuação da sociedade civil", afirmou a cientista política Ilona Szabó, presidente do Igarapé. "Existiam pessoas no governo que, independentemente de posições, estavam abertas ao diálogo, e essas pessoas foram defenestradas", acrescentou ela, usando como exemplo a demissão do general Santos Cruz.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247