Afeganistão não deve ser excluído da comunidade internacional, defende China

O presidente chinês enfatizou em discurso que os países vizinhos do Afeganistão devem apoiar o povo afegão para criar um futuro melhor

Terceira reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países vizinhos do Afeganistão, em Tunxi, Província de Anhui, leste da China, em 31 de março de 2022
Terceira reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países vizinhos do Afeganistão, em Tunxi, Província de Anhui, leste da China, em 31 de março de 2022 (Foto: Xinhua/Zhou Mu))


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, enviou um discurso escrito na terceira conferência de ministros das Relações Exteriores dos países vizinhos do Afeganistão realizada na quinta-feira (31) em Tunxi da China, no qual enfatizou que os países vizinhos do Afeganistão devem apoiar o povo afegão para criar um futuro melhor.

Após a conferência, foram divulgadas uma declaração conjunta e a Iniciativa Tunxi para apoiar a reconstrução econômica e a cooperação pragmática do Afeganistão. Esses resultados da conferência constituem uma "abordagem dos países vizinhos" para estabilizar a situação no Afeganistão, fornecendo uma direção para melhorar as condições de vida e garantir os direitos humanos no país asiático. Com forte orientação e viabilidade, a "abordagem dos países vizinhos" é uma diretriz importante para resolver a questão do Afeganistão.

continua após o anúncio

O país está atualmente em um período crucial de transição da agitação para a estabilidade. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos da ONU, 22,8 milhões de afegãos estão atualmente enfrentando sérios problemas de segurança alimentar. A conferência em Tunxi pediu para continuar oferecendo assistência humanitária ao povo afegão, o que é muito importante e necessário.

Sendo o maior responsável pela agitação no Afeganistão, os EUA recentemente desviou US$7 bilhões do Banco Central do Afeganistão para outros usos, agravando a crise humanitária nesse país asiático. A conferência em Tunxi pediu aos EUA e aos países ocidentais que cumpram suas responsabilidades na reconstrução e no desenvolvimento do Afeganistão. Os EUA devem devolver imediatamente as propriedades do Afeganistão, suspender sanções irracionais e apoiar a reconstrução econômica do país.

continua após o anúncio

Ao mesmo tempo, os participantes da conferência pediram ao Afeganistão que realmente se separe de vários grupos terroristas. Esta é uma preocupação justa e razoável dos países vizinhos e a base para uma paz duradoura e para a segurança de longo prazo no Afeganistão.

A China apresentou uma proposta de três pontos na conferência, apoiando o Afeganistão a embarcar em um caminho que busca autofortalecimento, progresso, prosperidade e desenvolvimento pacífico. Além da proposta, a China também tomou ações para ajudar o Afeganistão. Até agora, a China já ofereceu ajuda humanitária no valor de cerca de 30 milhões de yuans ao país vizinho.

continua após o anúncio

tradução: Shi Liang
revisão: Diego Goulart

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247