A Lobão, Perillo defende valorização da Celg
Governador questiona avaliação do preço da estatal goiana; impasse surgiu após Eletrobrás não considerar a prorrogação da concessão da empresa por mais 30 anos; como concessão atual até 2015, a Celg, no entender da Eletrobrás, estaria cotada por um valor simbólico quando da transferência de 51% de suas ações à estatal federal; governo de Goiás avalia Celg entre R$ 4,9 bilhões e R$ 5,3 bilhões
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás247_ O governador Marconi Perillo reuniu-se nesta quarta-feira (19) com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para dar início a uma discussão técnica em busca de consenso entre os laudos feitos pela Celg e a Eletrobrás sobre o preço da estatal. A estatal federal está propondo o pagamento de um valor simbólico pela empresa goiana no término das negociações para a federalização da Celg.
O impasse surgiu depois que a Eletrobrás decidiu não considerar a prorrogação da concessão da empresa por mais 30 anos. Com a concessão atual até 2015, a Celg, no entender da Eletrobrás, estaria cotada por um valor simbólico quando da transferência de 51% de suas ações à estatal federal.
O governo de Goiás pensa diferente. O laudo feito pela Universidade Federal de Goiás concluiu que a Celg vale entre R$ 4,9 bilhões e R$ 5,3 bilhões. “Os números são muito discrepantes. Nós precisamos entrar num consenso, porque eu vou defender até o último momento o interesse público de Goiás e dos goianos. Estamos abertos a dialogar e a buscar um entendimento que possa garantir essa negociação. Eu não posso é prescindir do interesse público sob pena de incorrer em improbidade administrativa. Mais importante do que quaisquer negociações está o interesse de milhões de consumidores goianos, dos funcionários da Celg e da própria empresa, que é um patrimônio dos goianos. Espero que essa negociação iniciada hoje possa ter consequência nos próximos dias até chegarmos a um bom entendimento”, comentou o governador na saída da audiência.
Ele avaliou que a concessão é ótima para Goiás, que a empresa é valiosa e que isso tudo precisa ser levado em consideração. “Será muito importante, tanto para a Eletrobrás, quanto para o Governo de Goiás, que a empresa seja valorizada ao máximo”, concluiu.
Na audiência, o governador esteve acompanhado do presidente da Celg-Par, Fernando Navarrete, do presidente da Celg-D, Leonardo Lins, e do diretor de Engenharia da Celg, Humberto Eustáquio.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247