A formação do indivíduo através da leitura



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Moldar a nossa personalidade está ligado com as pessoas que convivemos

Desde a gestação, nossos pais já percebem comportamentos naturais sobre a nossa personalidade. Uma mãe que gesta bebês gêmeos, antes mesmo de ver o rostinho de cada um, já consegue identificá-los dentro da sua barriga através dos modos de comportamento que cada um tem. Um tem mais predisposição de ficar acordado à noite e é mais quieto, outro é mais agitado e sempre chuta em determinado lugar… Mesmo antes do nascimento, a nossa personalidade já tem alguns traços característicos. 

continua após o anúncio

Quando crianças, a nossa individualidade começa a ser moldada com atitudes que vemos de pessoas próximas. Se os pais, por exemplo, têm o costume de sempre agradecer pela refeição à outra pessoa, o filho começa também, desse modo, a adquirir esse tipo de atitude. Não só sobre coisas boas, entretanto, o nosso modo de convívio, gostos, jeitos, desejos e sonhos, são construídos através de influências que somos expostos no decorrer da nossa vida.

Jim Rohn, um famoso empresário norte-americano, disse uma vez que nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Como uma balança, nos moldamos conforme as personalidades dessas pessoas, de modo que, um traço ou outro de cada um, junta-se e nos forma. Não é uma regra, é claro, mas vemos isso diariamente com falas, por exemplo, de outras pessoas que, quando passamos algum tempo com elas, começamos a falar da mesma forma.

continua após o anúncio

A formação de um indivíduo, muito pelo contrário do que muitas pessoas acham, não ocorre somente na adolescência. O processo de “se formar” está ligado às constantes situações que somos inseridos. Uma pessoa não aprende a escrever, até que, de fato, escreve. Essas exposições, aliada às personalidades que convivemos, são os fatores principais que determinam a individualidade de cada um.

O pensamento de Jim Rohn também é visto quando percebemos que uma pessoa de sucesso, por exemplo, ou até mesmo uma pessoa comum, se espelha em outra para conseguir ser o que quiser. Assim como o grande jogador de futebol Messi espelhou-se em Robinho, outra grande figura do esporte, as pessoas tendem a querer ter um mentor, para, desse modo, construir a sua personalidade.

continua após o anúncio

Quem nunca ouviu aquela famosa frase “Diga-me com quem tu antes, que direi quem tu és”? Mesmo que muito usada pelas mães para alertar sobre más companhias, essa frase está ligada intrinsecamente com a formação do indivíduo.

É importante lembrar que, todavia, a pessoa que você deseja se espelhar pode não estar do seu lado. Pode não ser uma pessoa que você convive diariamente, como a sua mãe, o seu pai ou o seu professor.

continua após o anúncio

Mas, se somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos, como se espelhar em uma pessoa que não está próxima?

Conhecer alguém pode não estar diretamente ligado à conversar com essa pessoa. Com os registros históricos, hoje somos capazes de conviver com qualquer um que esteja inserido na história mundial. Por meio dos livros e da leitura, conseguimos admirar pessoas que gostaríamos de ter por perto, ultrapassando, dessa forma, as barreiras do tempo.

continua após o anúncio

Com os livros, podemos conhecer pessoas extremamente inteligentes que não estão mais presentes nesse século, ou até mesmo estão, mas o contato é muito difícil. Platão, Aristóteles, Margareth Thatcher, Anne Frank, Henry Ford… Com somente algumas páginas nas mãos, podemos conhecer figuras importantíssimas que foram responsáveis por diversas benfeitorias à população mundial.

Estar rodeado de boas pessoas, por meio da leitura, não significa estar ao lado desta; mas sim, aprendendo sobre a mesma. Quem não queria poder passar um tempo ao lado do grande físico teórico Albert Einstein? Ou de Jesus, grande figura mundial que separou épocas em antes e depois e modelo de bondade tipo pela maioria das pessoas? 

continua após o anúncio

Desse modo, portanto, escolher um livro para ler, é escolher alguém para conviver. Saber qual o próximo autor e qual a próxima personagem que estará nas páginas da sua leitura, é saber quem, de algum modo, influenciará a sua formação. Por isso, escolher o livro ideal, é muito importante. 

Com isso em vista, surgiu o site Mural dos Livros. Por meio dele, você consegue definir qual a sua mais nova leitura, através de listas separadas por gênero, autor, idade do leitor, tempo… Com o Mural dos Livros, é possível ter acesso a títulos que você tampouco conhecia, mas, com as resenhas e indicações, percebe que é uma história que quer conviver. Acesse Mural dos Livros e aprenda, através da leitura, com as figuras históricas mais influentes do mundo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247