11 milhões de alunos de escolas públicas serão examinados por equipes de saúde
A iniciativa visa preveno de doenas que atrapalhem o rendimento escolar infantil; Ao todo, sero 50 mil escolas atendidas na ao
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
PE247 - A fim de prevenir que o não-diagnóstico de certas doenças atrapalhe o rendimento escolar infantil, médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de Saúde avaliarão cerca de 11 milhões de estudantes de escolas públicas de 2 mil municípios brasileiros. Ao todo, serão 50 mil escolas atendidas na ação, divulgada pela presidente Dilma Roussef no programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23).
Lembrando que a meta do governo é investir R$ 7,6 bilhões para construir 6 mil escolas de educação infantil até 2014, Dilma afirmou que um dos focos da avaliação de saúde é o combate à obesidade infantil, problema que atinge um quinto das crianças brasileiras. “Com isso, doenças como a hipertensão e o diabetes também serão prevenidas”, explicou a presidente.
VACINAÇÃO – Ainda no programa de rádio, Dilma comentou as alterações que o programa de vacinação infantil sofrerá a partir de março. A famosa gotinha contra a paralisia infantil passará a ser injetável nas duas primeiras doses para crianças e bebês, mas dose oral, com campanha estrelada pelo Zé Gotinha, permanece para a imunização de crianças até cinco anos de idade.
“Há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no País, mas a pólio ainda existe em 24 países. Como as pessoas viajam de lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas”, destacou Dilma.
Além disso, o calendário de vacinação sofre outra mudança: as doses contra a hepatite B e a tetravalente, que protege contra o tétano, a coqueluche, a difteria e a meningite, serão unidas, formando a vacina pentavalente. “A combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação”, completou.
Com informações da Agência Brasil.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247