Rafael Nadal vai à final do Australian Open e está a uma vitória de ser o maior campeão do tênis em todos os tempos

Torneio foi marcado pela deportação do principal rival de Nadal, Novak Djokovic, que não se vacinou

Rafael Nadal e Novak Djokovic
Rafael Nadal e Novak Djokovic (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

MELBOURNE, (Reuters) - Rafael Nadal ficou a uma vitória do 21º título de Grand Slam, recorde masculino, depois de derrotar o italiano Matteo Berrettini por 6-3, 6-2, 3-6 e 6-3 nesta sexta-feira para chegar à final do Aberto da Austrália. .

Uma vitória do espanhol na final de domingo contra Daniil Medvedev ou Stefanos Tsitsipas vai quebrar um empate a três com Novak Djokovic e Roger Federer e dar a ele a propriedade exclusiva do recorde.

continua após o anúncio

Com a chuva caindo do lado de fora, Nadal, de 35 anos, fez uma largada rápida sob o teto fechado da Rod Laver Arena e assumiu o controle ao quebrar o saque do finalista de Wimbledon Berrettini no início de cada um dos dois primeiros sets.

O forehand vicioso de Nadal fez a maior parte do dano logo no início, prendendo Berrettini atrás da linha de fundo e deixando-o muito pouco tempo para produzir seus grandes golpes de fundo.

continua após o anúncio

"Comecei a partida jogando muito bem. Os dois primeiros sets foram um dos melhores desde muito tempo", disse Nadal em quadra.

"Eu sei o quão bom é Matteo. Ele é um jogador muito sólido, muito perigoso. No terceiro eu sabia que em algum momento ele iria para os chutes.

continua após o anúncio

"Precisamos sofrer e precisamos lutar. Essa é a única maneira de estar onde estou hoje. Honestamente, significa muito para mim estar na final aqui novamente."

Justamente quando parecia que a partida seguiria o mesmo caminho do único encontro anterior, quando Nadal venceu em dois sets no Aberto dos EUA de 2019, Berrettini ganhou vida.

continua após o anúncio

Ele começou a forçar Nadal a recuar com fortes forehands no terceiro set e uma primeira quebra de saque para o italiano de 25 anos no oitavo game forçou um quarto.

Nadal conseguiu o intervalo crucial no oitavo jogo, quando os erros não forçados do italiano aumentaram e outro erro - seu 39º em comparação com os 19 de seu oponente - permitiu que o campeão de 2009 convertesse seu primeiro matchpoint após uma batalha que durou duas horas e 55 minutos.

continua após o anúncio

Será a 29ª grande final de Nadal no domingo e um segundo título em Melbourne Park faria dele apenas o segundo homem depois de Djokovic a vencer todos os títulos de Grand Slam duas vezes desde que o esporte se tornou profissional em 1968.

"Tive um pouco de azar durante minha carreira com algumas lesões e outras vezes joguei finais incríveis com boas chances", disse Nadal, que jogará sua sexta final do Aberto da Austrália. "Eu estive perto algumas vezes.

continua após o anúncio

"Me sinto muito sortudo por ter vencido uma vez na minha carreira em 2009, mas nunca pensei em outra chance em 2022."

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247