Polícia espanhola identifica autores de insultos racistas contra Vinícius Jr. durante partida do Real Madrid
Ataques ocorreram em partida do Real Madrid contra o Betis
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A polícia espanhola identificou os torcedores responsáveis por entoar insultos racistas contra o jogador Vinicius Jr. durante uma partida entre o Betis e o Real Madrid, destaca reportagem de O Globo.
O incidente envolvendo Vinicius Jr. aconteceu durante um jogo entre Betis e Real Madrid, em 5 de março, pela LaLiga. Um indivíduo nas arquibancadas do Gol Sul proferiu insultos racistas seguidos de cânticos.
Em um depoimento à justiça espanhola sobre ofensas racistas sofridas pelo jogador em outro episódio, durante uma partida contra o Mallorca, Vinicius Jr. afirmou acreditar que os insultos constantes que sofre no clube são tanto por ser um jogador importante quanto pelo fato de ser negro. Trechos desse depoimento, realizado de forma remota enquanto o jogador aproveita férias no Rio de Janeiro, foram obtidos pelo jornal espanhol El Mundo.
O caso ocorreu em 5 de fevereiro, quando o Real Madrid visitou o estádio San Moix pela LaLiga. Câmeras de segurança registraram o momento em que um torcedor da equipe da casa gritou para o jogador brasileiro ofensas racistas, incluindo chamá-lo de "macaco". O caso causou indignação em torcedores, jogadores, autoridades e figuras políticas ao redor do mundo. Esse foi o primeiro depoimento de Vinicius Jr. à justiça e durou cerca de 20 minutos, sendo que o jornal espanhol teve acesso a apenas um minuto da gravação.
Em um vídeo, a juíza pergunta a Vinicius Jr.: "Você acredita que essas expressões dirigidas a você são porque você é um jogador importante ou simplesmente porque é negro?" O jogador responde que é "pelos dois". A magistrada, então, questiona se ele gostaria de receber uma indenização caso seja considerado prejudicado pelos insultos, ao que Vinicius Jr. responde afirmativamente.
Em seguida, a juíza conta que a pessoa que o chamou de "macaco" afirmou que fez referência ao fato de ele estar fazendo "macaquices", e não porque é "de uma raça ou outra". Vini Jr. respondeu: "Isso é para pessoas brancas, e não negras. Não se pode falar isso para pessoas negras, que foram muito afetadas por isso na história da humanidade."
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247