Pelé era de Saturno e nunca terá outro igual, diz Pepe, companheiro de Santos

"O Pelé não conta, não era humano", explica

(Foto: Hannibal Hanschke/Reuers/Ag.Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SOCORRO, São Paulo (Reuters) - Pelé, que morreu na quinta-feira aos 82 anos em decorrência de um câncer, era "de Saturno" e nunca mais aparecerá um jogador como ele, garante José Macia, o Pepe, ponta-esquerda que fez história no Santos ao lado do Rei do Futebol nas décadas de 1950 e 1960.

"Estamos de luto, era uma figura maravilhosa. Eu sempre falo que a dona Celeste (mãe de Pelé) rasgou a fórmula da qual ele nasceu e não vai aparecer nada igual", disse Pepe em entrevista à Reuters na cidade paulista de Socorro, onde passa o final de ano com a família.

continua após o anúncio

"Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Maradona, excepcionais jogadores, maravilhosos, mas humanos. O Rei veio de Saturno, fazia coisas incríveis. Tinha tudo, perna direita, perna esquerda, cabeceio, chute, impulsão", lembra Pepe do ex-companheiro e amigo, a quem chamava de "Julio".

Isso porque Pelé, que chegou ao Santos em 1956 vindo da cidade de Bauru, gostava de atuar como goleiro nos treinos da equipe santista e Pepe o comparava a Julião, goleiro do Noroeste da cidade de Bauru, e rapidamente o Rei do Futebol tornou-se "Julio" para o ponta-esquerda.

continua após o anúncio

"Eu chamo ele de Julio até hoje. Ele achava graça", conta Pepe, que foi padrinho do primeiro casamento de Pelé, com quem ainda mantinha contato, e de quem também foi treinador, no próprio Santos.

Pepe, conhecido como "Canhão da Vila", por causa da potência de seu chute de perna esquerda, é o segundo maior artilheiro da história do Santos, atrás apenas de Pelé. Mas o ex-ponta se considera o primeiro.

continua após o anúncio

"O Pelé não conta, não era humano", explica.

Pepe lembra ainda que Pelé tinha uma espécie de ritual antes de todas as partidas. Para o ponta, era uma conexão com seres do além.

continua após o anúncio

"Ele deitava na mesa de massagem, colocava uma toalha sobre o rosto e ele já era o Rei da bola, a fera, e o Lula, o treinador falava (sussurrando) 'ninguém incomoda o Rei'", lembra.

"Ele ficava ali chamando o pessoal lá de cima e ficava uns 10, 15 minutos com aquela toalha, na certa fazendo as orações, parece que estava chamando o pessoal do além e quando ele saía da mesa já estava bravo, dizia 'vamos lá!" Isso já era parte do roteiro do Santos."

continua após o anúncio

Pepe lembra da última vez que viu Pelé, na casa do Rei em Guarujá, e guarda uma foto do encontro, ao lado do amigo e de seus familiares.

"Rezamos por ele, mas chegou a hora dele, né? Fazer o quê? Ele está com a número 10 lá em cima agora. Já chegou o melhor do time (no céu), recebeu a camisa de titular absoluto", disse.

continua após o anúncio

"Foi um grande amigo", lamentou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247