Natação vai criar "categoria aberta" para atletas transgêneros

A Fina informou que a entidade vai criar um grupo de trabalho que passará o próximo semestre avaliando as maneiras mais eficazes de estruturar essa nova categoria

Lia Thomas
Lia Thomas (Foto: Reprodução/Youtube)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A natação deve se tornar o primeiro esporte a ter uma "categoria aberta" para atletas transgênero, anunciou neste domingo, 19, Husain Al-Musallam, presidente da Federação Internacional de Natação (Fina), durante o Congresso Geral Extraordinário da Fina 2022 em Budapeste, na Hungria. 

A atuação de atletas transgênero gerou grande polêmica nos Estados Unidos com o caso de Lia Thomas, que se tornou a primeira mulher trans a conquistar um título da NCAA em todos os esportes da tradicional liga universitária americana. Ela diz que mulheres trans "não são uma ameaça ao esporte feminino".

continua após o anúncio

"A Fina sempre receberá todos os atletas. A criação de uma categoria aberta significará que todos terão a oportunidade de competir em nível de elite. Isso não foi feito antes, então a Fina precisará liderar o caminho. Quero que todos os atletas se sintam incluídos em poder desenvolver ideias durante esse processo", disse Al-Musalla, ao site da entidade.

Al-Musalla também informou que a entidade vai criar um grupo de trabalho que passará o próximo semestre avaliando as maneiras mais eficazes de estruturar essa nova categoria.

continua após o anúncio

"Temos que proteger os direitos de nossos atletas de competir, mas também temos que proteger a justiça competitiva em nossos eventos, especialmente a categoria feminina nas competições da Fina", disse ele. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247