'Não devemos politizar as Olimpíadas': Macron questiona boicote liderado pelos EUA

Boicote diplomático às Olimpíadas da China já tem apoio de Austrália, Canadá e Reino Unido

O presidente francês Emmanuel Macron
O presidente francês Emmanuel Macron (Foto: Reprodução/TFI)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Nesta quinta-feira (9), o presidente da França, Emmanuel Macron, criticou a iniciativa liderada pelos Estados Unidos para boicotar as Olimpíadas de Inverno de 2022, que serão realizadas na China.

Para Macron, a medida anunciada por Washington tem efeito questionável. Conforme publicou a agência Reuters, o presidente francês afirmou ainda que as Olimpíadas não devem ser politizadas.

continua após o anúncio

"Não devemos politizar [as Olimpíadas]", disse Macron. "Como tudo no cenário internacional, prefiro fazer coisas que tenham efeito prático", acrescentou.

A declaração de Macron reforça a posição anunciada mais cedo pelo ministro da Educação e Esportes da França, Jean-Michel Blanquer, que afirmou que a França não se juntará ao boicote. O ministro também sinalizou posição contrária à politização do esporte.

continua após o anúncio

"Nós precisamos ser cuidadosos ao relacionar esportes e política", ponderou Blanquer em entrevista à Radio RMC e à emissora BFM.

Já o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, não confirmou se Paris se juntará ao boicote. Segundo publicou a agência France24, Le Drian afirmou que o governo da França busca uma posição comum dentro da União Europeia (EU) sobre a questão.

continua após o anúncio

Boicote diplomático já tem apoio de Austrália, Canadá e Reino Unido

Na segunda-feira (6), o governo dos EUA anunciou um boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno de 2022. O evento será realizado em Pequim, na China.

O governo norte-americano afirma que o boicote é uma reprimenda contra supostas violações dos direitos humanos dos uigures, povo muçulmano que reside em Xinjiang, na região noroeste da China. Após o anúncio, Reino Unido, Canadá e Austrália se juntaram ao boicote em apoio a Washington.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247