Manifestação de racismo contra Vini Jr. vira incidente diplomático entre Brasil e Espanha

Governo brasileiro quer medidas duras, mas o governo espanhol não propõe soluções

Vini Jr.
Vini Jr. (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O caso de racismo ocorrido no último domingo (21) contra o craque brasileiro Vini Jr. na Espanha está se transformando em um problema diplomático entre o governo brasilairo e o espanhol, informa o Painel da Folha de S.Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou providências e disse enfaticamente que o fascismo e o racismo não devem tomar os estádios de futebol. Por sua vez, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que estuda recorrer ao princípio da extraterritorialidade, que, segundo ele, permite acionar um dispositivo da lei brasileira para casos excepcionais de crimes cometidos contra cidadãos do país no exterior.

continua após o anúncio

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, repudiou o crime e disse que o racismo é um mal que precisa ser combatido na raiz. 

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), enviou ofícios às presidentes da Câmara espanhola, Meritxell Batet, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, cobrando ações práticas para combater os casos de racismo.

continua após o anúncio

O presidente do governo espanhol, Pedro Sanchez, emitiu com atraso nota condenando o ato racista, mas até agora não anunciou qualquer medida concreta. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247