Japão conquista medalhas de ouro em ritmo recorde nas Olimpíadas de 2020

Nova geração de atletas e desempenho de mulheres pode explicar sucesso no quadro de medalhas do país-sede das Olimpíadas

Nadadora japonesa Yui Ohashi mostra medalha de ouro conquista nos 200 metros nado medley na Olimpíada de Tóquio
Nadadora japonesa Yui Ohashi mostra medalha de ouro conquista nos 200 metros nado medley na Olimpíada de Tóquio (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nas Olimpíadas de 2020, o Japão está conquistando medalhas de ouro em uma taxa maior do que suas aparições olímpicas anteriores. Em cinco dias de competições, o país-sede era o primeiro no quadro de medalhas dos Jogos, com 22 conquistas olímpicas no total até o momento: 13 de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
O destaque nas medalhas de ouro está para os atletas calouros em Jogos Olímpicos. Eles já levaram oito medalhas. 

Até agora, o Japão já subiu ao topo do pódio mais vezes do que as 12 no Rio-2016, e logo deve bater o seu recorde absoluto de 16 ouros, quando Tóquio esteve na Olimpíada de 1964. E não demorou.

continua após o anúncio

Na manhã desta quinta, vieram o 14º e o 15º ouros japoneses, com os judocas Shori Hamada (feminino até 78 kg) e Aaron Wolf (masculino até 100 kg). 

A expectativa do Comitê Olímpico do Japão era chegar à marca dos 30 ouros, mas a Covid-19 pode tornar os os resultados imprevisíveis, podendo, inclusive, tirar alguns atletas da competição como foi o caso do atleta americano do salto com vara Sam Kendricks, que testou positivo para Covid.

continua após o anúncio

Outro destaque entre a passagem de bastão entre a nova e a velha geração e a participação mulheres no sucesso no quadro de medalhas do Japão é a mais expressivo, segundo levantamento de O Globo,  foi o “Plano Suzuki”, uma das bases da preparação em busca do recorde de medalhas na Olimpíada, lançado em outubro de 2016. 

O plano Suzuki também observou que, desde os Jogos de Atlanta-1996, as atletas japonesas vinham conseguindo mais vagas olímpicas do que os homens. Feita a constatação, incentivou um trabalho específico de desenvolvimento para modalidades femininas, incluindo o aprimoramento do calendário de competições e um programa de elite para os treinadores.

continua após o anúncio

Dos 13 ouros conquistados até quarta-feira, seis haviam sido obtidos por mulheres e um veio nas duplas mistas do tênis de mesa — outra surpresa para o Japão, que projetava medalhas apenas no individual. E pelo menos mais uma medalha de bronze já está garantida, no boxe feminino, modalidade em que o Japão nunca subiu ao pódio. 

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247