Governo japonês anuncia estado de emergência em Tóquio durante a realização das Olimpíadas

"Temos que tomar medidas mais firmes para prevenir outro surto no Japão também considerando o impacto das variantes do coronavírus", disse o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga

Yoshihide Suga
Yoshihide Suga (Foto: Carl Court/Pool via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que Tóquio entrará em estado de emergência a partir da próxima segunda-feira (12) até 22 de agosto, para prevenir um novo surto da Covid-19. A medida vigorará durante os Jogos Olímpicos na capital japonesa, que ocorrerão entre 23 de julho e 8 de agosto. 

"Temos que tomar medidas mais firmes para prevenir outro surto no Japão também considerando o impacto das variantes do coronavírus", disse Suga.

continua após o anúncio

A ideia do governo japonês é derrubar o estado de emergência caso o número de novas infecções diminua. Esta é a quarta vez que Tóquio enfrenta restrições do tipo desde o início da pandemia. 

Diante da medida, a presença de público nas arenas olímpicas pode ser afetada. O Comitê Organizador dos jogos adotou a regra que os estádios recebam 10 mil pessoas ou 50% de sua capacidade (o que for menor). Agora, o limite pode cair para 5 mil torcedores ou até para 0. 

continua após o anúncio

Saitama, subsede dos jogos para competições de golfe, basquete e futebol, impôs restrições ao comércio até 22 de agosto.

"Queremos evitar que as pessoas viajem nas férias de verão e nos feriados até que a vacinação avance", afirmou Yasutoshi Nishimura, ministro encarregado de combater a pandemia no país.

continua após o anúncio

Segundo o site Our World in Data, 15,2% dos japoneses estavam imunizados e 26,5% receberam ao menos a primeira dose até a última terça-feira (6). (Com informações da Folha de S.Paulo). 

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247