Futebol espanhol admite problema de racismo após ofensas a Vinícius Jr
Luis Rubiales, mandatário da RFEF, apoia Vinícius e diz: "temos um problema em nosso país de educação, de racismo"

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
MADRI (Reuters) - O futebol espanhol tem um problema de racismo, disse o chefe da federação de futebol, Luis Rubiales, nesta segunda-feira, depois que o Real Madrid apresentou uma queixa por insultos contra o atacante brasileiro Vinícius Jr.
A LaLiga está sob pressão para fazer mais para combater o racismo depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Fifa e jogadores como Kylian Mbappé expressaram apoio a Vinícius.
O atacante de 22 anos, segundo artilheiro do Real Madrid nesta temporada (23), atrás de Karim Benzema (29), disse após o jogo de domingo: "Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas".
Isso provocou uma resposta do presidente da LaLiga, Javier Tebas, que escreveu no Twitter que a liga está fazendo o suficiente e que Vinícius deveria se informar "antes de criticar e caluniar a LaLiga".
"A primeira coisa é reconhecer que temos um problema em nosso país", disse Rubiales em entrevista coletiva em Madri nesta segunda-feira. É “um problema sério que mancha também toda uma equipe, toda uma torcida, todo um clube, todo um país”.
O governo brasileiro convocou nesta segunda-feira a embaixadora espanhola para explicar o incidente. A resposta do governo espanhol foi reduzida, com condenação emitida apenas por ministros juniores, enquanto o país se prepara para eleições regionais no fim de semana.
A partida no estádio Mestalla, em Valência, foi interrompida por 10 minutos depois que Vinícius Jr apontou torcedores que teriam feito insultos racistas contra ele.
Vídeos publicados nas redes sociais e verificados pela Reuters mostraram centenas de torcedores do Valencia cantando "Vinícius é um macaco" enquanto o ônibus do Real Madrid chegava ao estádio antes da partida.
Rubiales criticou os comentários de Tebas, descrevendo-os como "comportamento irresponsável".
"Provavelmente Vinícius está mais certo do que pensamos e todos nós precisamos fazer mais sobre o racismo", disse Rubiales.
O Real Madrid informou nesta segunda-feira que apresentou uma queixa por crime de ódio após o incidente. É o 10º episódio de suposto racismo contra Vinícius relatado aos promotores nesta temporada, segundo a LaLiga.
O Valencia disse em comunicado que identificou um torcedor e está trabalhando com a polícia para confirmar a identidade de outros. Eles disseram que aplicarão uma punição que pode incluir a proibição vitalícia no estádio para os envolvidos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247