Federação de Kosovo acusa sérvio Djokovic de fomentar tensão política
Tenista sérvio Novak Djokovic causou polêmica em Rollang Garros ao escrever uma mensagem onde afirma que o território do Kosovo, independente desde 2008, pertence a Sérvia

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A federação de tênis de Kosovo acusou o tenista sérvio Novak Djokovic de agravar uma situação já tensa depois que o nº3 do mundo escreveu que Kosovo é "o coração da Sérvia" em uma lente de câmera após sua vitória na primeira rodada de Roland Garros.
O tenista falou em apoio aos sérvios em Kosovo após sua partida no torneio de tênis do Aberto da França de 2023. Djokovic venceu o jogador norte-americano Aleksandar Kovacevic na primeira rodada do torneio na segunda-feira (29) e escreveu em uma câmera de vídeo após a partida "Kosovo é o coração da Sérvia. Pare a violência".
O tenista sérvio expressou sua preocupação com a situação em Kosovo, afirmando que é contra a violência e descrevendo a questão como um "precedente na lei internacional". No entanto, suas declarações geraram controvérsia, com o presidente da federação de tênis de Kosovo acusando Djokovic de aumentar as tensões com suas declarações.
O episódio de confrontos entre os soldados da OTAN e manifestantes sérvios em Zvecan destacou a tensão étnica e política em Kosovo. Após as eleições, nas quais os sérvios boicotaram o processo, prefeitos de etnia albanesa tomaram posse em áreas de maioria sérvia, gerando protestos e conflitos violentos.
Em entrevistas e em suas redes sociais, Djokovic expressou sua oposição à violência, mas ressaltou a importância de apoiar o povo sérvio, uma vez que seu pai nasceu na região de Kosovo. No entanto, suas declarações provocaram reações negativas, com o presidente da federação de tênis de Kosovo criticando-o por usar seu status de personalidade conhecida para aumentar as tensões.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247