Atletas norueguesas são multadas por usar short em vez de biquíni

O "incidente" foi registrado no último Campeonato Europeu de Handebol de Praia, realizado em julho na Bulgária

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TrendsBR - Para quem acha que já viu de tudo no esporte, a equipe feminina de handebol de praia da Noruega foi multada em 1.500 euros (cerca de R$ 9.210) por usar short em vez de biquíni no Campeonato Europeu de Handebol de Praia, realizado entre os dias 13 e 18 de julho na Bulgária.

Segundo a Federação Europeia de Handebol, citada pela emissora estatal britânica BBC, a multa de 150 euros por jogadora (no total de 1.500 euros) foi aplicada porque as atletas norueguesas estavam com “roupa imprópria”. O ato vem sendo considerado machista.

continua após o anúncio

As jogadoras de handebol de praia da Noruega usaram shorts em vez de biquínis durante a partida contra a Espanha que valia a medalha de bronze, e foi vencida pelas espanholas.

Por sua vez, a Federação Norueguesa de Handebol já havia declarado que pagaria caso suas jogadoras fossem multadas, informa a emissora.

continua após o anúncio

“A Noruega jogou com shorts que não estão de acordo com os regulamentos de uniformes de atletas definidos nas regras do jogo de handebol de praia da IHF [Federação Internacional de Handebol]”, diz a Federação Europeia de Handebol em comunicado reproduzido pela BBC.

Kare Geir Lio, chefe da federação norueguesa, citada pela emissora britânica, afirma que qualquer multa seria paga e acrescenta: “Deve ser uma escolha livre dentro de uma estrutura padronizada. O mais importante é ter equipamentos com os quais os atletas se sintam confortáveis”.

continua após o anúncio

A entidade máxima do handebol na Noruega também publicou uma mensagem de apoio às suas atletas em seu perfil oficial do Facebook nesta terça (20/7): “Estamos muito orgulhosos das meninas que durante o Campeonato Europeu de Handebol de Praia levantaram a voz e anunciaram que o short é suficiente! Nós, da Federação Norueguesa de Handebol, as apoiamos. Juntos, continuaremos a lutar para mudar os regulamentos internacionais de roupas, para que atletas possam jogar com as roupas que se sentirem confortáveis”.

De acordo com a BBC, antes do campeonato realizado em julho, a Noruega abordou a Federação Europeia de Handebol para pedir permissão para jogar de shorts, mas foi informada de que as violações das regras eram puníveis com multas.

continua após o anúncio

Uma moção norueguesa para alterar as regras atuais será discutida pelos órgãos nos próximos meses.

“A .federação está empenhada em trazer esse tópico para o interesse de seus membros, no entanto, também deve ser dito que uma mudança nas regras só pode acontecer no nível da IHF”, diz Andrew Barringer, porta-voz da federação europeia, citado pela emissora.

continua após o anúncio

A questão tem sido debatida nos esportes de praia há vários anos, já que algumas jogadoras consideram o biquíni degradante e impraticável.

Quem também comentou o ocorrido no campeonato europeu foi o Ministro da Cultura e Esportes da Noruega, Abid Raja, em tuíte compartilhado na última segunda (19/7): “Isso é totalmente ridículo! Faça quantas mudanças de atitude forem necessárias na antiquada e ultrapassada regras internacionais dos esportes. Meu Deus! O pior é que eles simplesmente não entendem a igualdade. De alguma forma conseguirão?!”.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247