Atleta de Belarus entra na embaixada da Polônia em Tóquio e se recusa a voltar para casa

Ministério das Relações Exteriores polonês informou que a velocista Krystsina Tsimanouskaya "recebeu a oferta de um visto humanitário e está livre para continuar sua carreira esportiva na Polônia, caso decida por isso"

Krystsina Tsimanouskaya no aeroporto em Tóquio
 1/8/2021   REUTERS/Issei Kato
Krystsina Tsimanouskaya no aeroporto em Tóquio 1/8/2021 REUTERS/Issei Kato (Foto: REUTERS/Issei Kato)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Uma atleta de Belarus no cerne de um impasse olímpico com seu próprio país entrou na embaixada da Polônia no Japão nesta segunda-feira, um dia depois de se recusar a embarcar em um voo para casa que disse estar sendo forçada pela equipe a pegar contra sua vontade.

Krystsina Tsimanouskaya, de 24 anos, pedirá asilo à Polônia, disse um membro da comunidade bielorrussa local que está em contato com ela. Autoridades consulares polonesas não responderam a pedidos de confirmação ou comentário.

continua após o anúncio

Mais cedo, Marcin Przydacz, uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores polonês, tuitou que Tsimanouskaya "recebeu a oferta de um visto humanitário e está livre para continuar sua carreira esportiva na Polônia, caso decida por isso".

A velocista parou diante da embaixada em uma van prateada sem identificação perto das 17h locais. Ela saiu com sua bagagem olímpica oficial e cumprimentou duas autoridades antes de entrar nas dependências.

continua após o anúncio

Duas mulheres, uma delas portando a bandeira vermelha e branca considerada o símbolo da oposição em Belarus, foram aos portões para apoiá-la.

Uma fonte do Ministério do Interior da Ucrânia disse à Reuters que o marido de Tsimanouskaya, Arseni Zhdanevich, entrou em seu país. Não ficou claro de imediato se ele está a caminho da Polônia para se reencontrar com a esposa.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247