Valter Pomar: “O MST é essencial para o país”

O historiador e professor da UFABC, Valter Pomar, defendeu os movimentos de luta pela terra em entrevista à TV 247

Valter Pomar e MST
Valter Pomar e MST (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | MST)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O historiador Valter Pomar abordou em seu programa Contramola, da TV 247, temas como agronegócio, luta pela terra e a importância dos movimentos sociais no Brasil.Pomar destacou a relação conflituosa entre a esquerda e o agronegócio, ressaltando a necessidade de garantir a soberania alimentar e a qualidade dos alimentos no país.

De acordo com o historiador, o agronegócio sempre foi um setor opositor da esquerda, dos movimentos de luta pela terra e do Partido dos Trabalhadores (PT). Pomar afirma que a regra histórica sempre foi o enfrentamento entre esses grupos, visto que o agronegócio representa a base social do atraso e da extrema direita no Brasil, desde os tempos da escravidão.

continua após o anúncio

No entanto, o entrevistado observa que por oportunismo e circunstâncias políticas, alguns setores do agronegócio estabelecem relações e acordos com o governo. Essas alianças podem ser temporárias e baseadas em interesses específicos, mas não representam uma mudança fundamental na relação entre o agronegócio e a esquerda.

Valter Pomar destaca a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o país. Segundo ele, o Brasil precisa assegurar a soberania alimentar e a qualidade dos alimentos consumidos pela população. Nesse sentido, ter uma grande quantidade de pequenos e médios agricultores espalhados pelo território nacional é fundamental. Pomar reforça a crítica à existência de terras improdutivas nas mãos do latifúndio, que impede a democratização do acesso à terra e à produção de alimentos.

continua após o anúncio

Além disso, o historiador ressalta a preocupação com a destruição do meio ambiente e a invasão de terras indígenas e quilombolas. Para Pomar, é inaceitável permitir a degradação ambiental e a violação dos direitos das comunidades tradicionais. Ele enfatiza que os movimentos de luta pela terra são essenciais para o país e devem ser defendidos como um patrimônio do povo brasileiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247