"Sucesso de Lula não impede eventual volta da direita", diz Alysson Mascaro
Professor Alysson Mascaro afirma que o governo Lula poderá ser surpreendido, mesmo que apresente bons resultados na economia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, o professor e jurista Alysson Mascaro compartilhou suas análises sobre o atual cenário político brasileiro e a possível volta da direita, mesmo diante do sucesso do governo Lula e seus impactos na economia.
Mascaro afirmou que, mesmo que o governo Lula apresente bons resultados na economia, ainda há a possibilidade de ser surpreendido. Ele ressaltou que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro é uma notícia positiva, pois representa um afastamento de um elemento nocivo ao país.
O jurista destacou que o presidente Lula deixou seu segundo mandato com altos índices de aprovação e era bem recebido por certos setores do capitalismo brasileiro. No entanto, ele alerta que o governo atual pode se recuperar apenas parcialmente. "O que está acontecendo agora é um ajuste das narrativas, até porque Lula não representa a ameaça que foi pintada pela direita. Mas o governo Lula é amigável ao capital", afirma Mascaro.
Margem esquerda do liberalismo – O professor observou que o setor agrário continua sendo antilulista, enquanto o setor financeiro permanece em pausa. Ele argumentou que a burguesia buscará alguém para retomar o projeto neoliberal, e o próximo líder poderá surgir até mesmo da própria frente ampla do governo Lula, como Fernando Haddad e Geraldo Alckmin. Nesse sentido, a economia poderia transitar da margem direita para a margem esquerda do neoliberalismo.
Mascaro salientou que a direita ainda possui os meios de comunicação de massa, as igrejas e o apoio dos empresários, fatores que não podem ser subestimados. Portanto, mesmo diante dos bons resultados conquistados pelo governo Lula, a possibilidade de uma volta da direita não pode ser descartada. "A direita ainda tem os meios de comunicação de massa, as igrejas e os empresários. Por isso, a volta da direita não pode ser descartada, a despeito dos bons resultados de Lula", aponta o pensador.
Por fim, o jurista ressaltou a importância de investir todos os ganhos alcançados durante o governo Lula na batalha ideológica, enfatizando a necessidade de fortalecer os argumentos e discursos progressistas para enfrentar os desafios políticos futuros. Assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247