Para Mathias Alencastro, articulação Haddad-Boulos amplia horizonte da esquerda para três gerações

Cientista político avalia que aliança PT-PSol é um dos fatos mais significativos da história recente da esquerda brasileira. Assista

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O cientista político Mathias Alencastro, em entrevista à TV 247, avaliou que o alinhamento do PT com o PSol no estado de São Paulo está entre os fatos mais relevantes da pré-campanha eleitoral e também da própria história recente da esquerda brasileira.

Segundo ele, a aliança “vai muito além da contabilidade eleitoral”, garantindo um projeto progressista para o País de longa duração. 

continua após o anúncio

“Até provoco e digo que o Boulos não desistiu, ele apenas postergou. O gesto do Boulos, primeiro, consolida a frente ampla que está sendo construído pelo Haddad em São Paulo, e amarra no nível estadual o projeto nacional de frente ampla com o Lula e o Alckmin. Para a união nacional em torno de Lula-Alckmin ter o volume que ela merece, ela precisava acontecer também em São Paulo. Tem que ser um movimento casado”, disse.

“A união das esquerdas legitima a abertura do Lula com o Alckmin. Vejo a aproximação do Haddad e do Boulos como um movimento paralelo e tão importante quanto a aproximação Lula-Alckmin”, prosseguiu.

continua após o anúncio

“Boulos traz também um componente geracional. Vamos debater Brasil 2023 e Brasil 2030. O Boulos ampliou o horizonte dessa coalizão, pelo simples fato que ele representa a geração abaixo do Haddad -- ele próprio é da geração abaixo do Lula. Temos agora uma amplitude do projeto progressista em termos de geração e escopo que é mais ambicioso e sustentável que talvez os projetos que tenham vindo anteriormente”, completou. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247