Nassif compara golpes na Ucrânia e no Brasil e denuncia participação dos EUA: ‘operavam através do Judiciário’

O jornalista Luis Nassif lembra que o ex-governador José Serra (PSDB) “já havia percebido” há anos a relação do Ministério Público brasileiro com os EUA, ao contrário do PT

Jornalista Luis Nassif
Jornalista Luis Nassif (Foto: Editora 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — O jornalista Luis Nassif, em entrevista à TV 247,fez duras críticas ao Poder Judiciário brasileiro, especialmente ao Ministério Público do país. Nassif apontou que a manobra que elegeu o atual presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é similar ao golpe de Estado no Brasil em 2016, destacando que o Departamento de Justiça dos Estados “operava através dos Ministérios Públicos” no país e lembrando da Operação Lava Jato.

Sobre a Ucrânia, o jornalista lembra que no golpe na Ucrânia em 2014 foi “a mesma coisa”. “Tem todo o movimento que derruba um presidente que era pró-Rússia [Viktor Ianukovytch], aí entra um Michel Temer da vida [Petro Poroshenko], depois entra esse Zelensky. Até a indicação de juízes passava pelos EUA, foi mais escandaloso do que aqui [Brasil]”.

continua após o anúncio

“Já não tem mais dúvida desse jogo geopolítico, mas a ignorância nossa, especialmente no Ministério Público, em relação a esses aspectos geopolíticos é massacrante”, apontou.

‘Serra já sabia desta relação’

Nassif ainda lembrou de um vazamento do portal Wikileaks, revelando uma carta do então embaixador norte-americano no Brasil, Clifford M. Sobel, apontando que o então governador de São Paulo José Serra (PSDB) estava muito interessado numa aproximação com o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês). Em 2007, Serra teria pedido ajuda aos EUA para lidar com ataques em redes de metrô e trem. 

continua após o anúncio

“Depois, você vai ver o nome do Serra aparece naquelas do CC5 do Banestado e depois desaparece. Ou seja, o Serra, lá atrás, já tinha percebido o jogo do DHS com os procuradores e o PT não. A ingenuidade do PT com essas questões jurídicas, com Ministério Público, com Supremo, é impressionante. É como tirar doce de criança”.

Confira:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247