Maria do Rosário: "não há a menor hipótese de quem votou em Pretto apoiar Onyx no segundo turno"

"Agora, o Eduardo Leite, nesse segundo turno, precisa se posicionar. Tucano em cima do muro vai ser abatido pelo estilingue da extrema direita", alertou a deputada

Maria do Rosário e Onyx Lorenzoni
Maria do Rosário e Onyx Lorenzoni (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados | Clauber Cleber Caetano/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista à TV 247, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) avaliou a possibilidade de aproximação do PSDB e do PT no estado, com um possível apoio petista à candidatura do tucano Eduardo Leite para o segundo turno da eleição para o governo gaúcho. 

Até esta sexta-feira (7), Eduardo Leite não havia se posicionado. Apesar de não ter declarado voto, ele teria buscado o apoio de petistas e conversado nesta semana com Edegar Pretto (o candidato do PT que ficou na terceira posição) e Tarso Genro, ex-governador do estado. O petista revelou a conversa nas redes sociais e a campanha de Leite confirmou a informação à Veja. 

continua após o anúncio

“Eu disse a ele que nós precisamos de um motivo. Nós queremos um motivo. Nossa prioridade é o presidente Lula. Ele declarou isenção. Me disse ontem (quinta) que neste primeiro momento ia fazer essa opção (neutralidade). Quero ver se vai ter um segundo momento. Ficou de conversar comigo de novo na semana que vem, no início da semana”, disse Pretto em live.

Como condições do PT para a concretização do apoio, a deputada mencionou, em sua entrevista ao Boa Noite 247, que o partido defende a não privatização de estatais estratégicas, como a Corsan e a Banrisul. "Gostaríamos também que Eduardo Leite tivesse um palanque para o presidente Lula (PT). Agora, eu vejo com dificuldades, talvez, este caminho."

continua após o anúncio

Independentemente do apoio oficial do PT, a deputada afirmou que o eleitorado progressista gaúcho mobilizará esforços para impedir a eleição do bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL): "somos antifascistas aqui no Rio Grande do Sul. Então não há qualquer hipótese de alguém que votou em Edegar Pretto (PT) dar seu voto a Onyx Lorenzoni. Somos totalmente antifascistas. Eu faço uma campanha diretamente contra a campanha de Onyx."

"O Eduardo Leite ainda levou uma pequena fatia dos votos que seriam posicionados como nossos. Agora, o Eduardo Leite, nesse segundo turno, precisa se posicionar. Tucano em cima do muro vai ser abatido pelo estilingue, ou como se diz aqui no RS, pela funda da extrema direita", acrescentou a deputada. 

continua após o anúncio

"Quem ia votar no Onyx já votou, então o que o Eduardo tem para crescer é com a base que votou em Edegar Pretto. Ele que pense bem, porque se ficar em cima do muro, será um tucano sem proteção", concluiu.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247