'Lula é um líder global com autenticidade', destaca professor José Geraldo Sousa após discurso na cúpula em Paris

O professor José Geraldo Sousa Jr. analisou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global

(Foto: Reprodução | Agência Câmara)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — O professor José Geraldo Sousa Jr., em entrevista à TV 247, analisou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reconhecendo sua força e preparação, após fala na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris. Ele destacou a trajetória de décadas do presidente, desde sua atuação no espaço sindical até a participação na constituinte. Sousa Jr. ressaltou que Lula sempre esteve presente na cena política como um grande interlocutor, mesmo sem mandato ou exercício de função. Sua capacidade de ser um interlocutor em todas as questões relevantes do país é notável.

“Na verdade o que a gente viu é alguém extremamente preparado. São décadas de preparação, desde o espaço sindical, passando pela constituinte. Alguém que esteve sempre na cena política como um grande interlocutor, ainda que às vezes sem mandato ou sem o exercício de nenhuma função. Mas porque é um interlocutor de todas as questões relevantes que se colocam no país. E desde que assumiu a presidência no primeiro mandato se lançou no espaço global como alguém que tem autenticidade e tem referências muito bem construídas”, destacou o professor.

continua após o anúncio

Além disso, o professor Sousa Jr. mencionou os 582 dias em que Lula esteve preso, enfatizando que esse período fortaleceu sua preparação. Durante o cárcere na Polícia Federal em Curitiba, Lula leu muito e teve conversas importantes, transformando aquele espaço em um local de discussão política. Líderes políticos, artistas, poetas e o povo em geral visitavam Lula, e ele se tornou um líder com discernimento e consciência política, carismático e capaz de transmitir suas propostas de forma clara.

Sousa Jr. também destacou a atuação internacional de Lula desde que assumiu a presidência no primeiro mandato. Ele se lançou no espaço global com autenticidade e referências bem construídas. O ex-presidente indica os termos das conversações que interessam ao mundo, abordando questões como o desenvolvimento humano, o meio ambiente e agora o tema da paz. Suas reuniões com o Papa Francisco são exemplos de seu comprometimento com a busca por soluções globais.

continua após o anúncio

"Imagina que nesses 582 dias que ele esteve preso leu muito também, aumentou o seu cabedal, fez muitas conversas. A política se deslocou do Palácio do Planalto para o cárcere da Polícia Federal em Curitiba. Ali as visitas eram dos chefes de estado às altas personalidades do sistema ideológico, artistas poetas e o povo mesmo. Porque um líder que a alia o discernimento à consciência, com consciência política e sabe agir na cena política, tem um enorme carisma, uma capacidade enorme de traduzir para consciência geral a antecipação do que ele propõe em termos de agenda. E é o que a gente tá assistindo na Europa, porque desde que ele tomou posse, e antes de tomar posse, desde que ele é eleito ainda não tendo tomado posse no país, mas assumiu a agenda internacional do Brasil, ele indica os termos das conversações que interessam ao mundo no plano ecológico, no plano do suporte do desenvolvimento humano e agora no tema da paz. Envolve inclusive encontros com Papa Francisco para discutir a via da Paz", disse o professor.

O discurso de Lula na cúpula em Paris vai além das questões econômicas. Ele falou com autoridade sobre a fome, a desigualdade e as atividades dos países ricos e pobres. Lula mostrou a urgência de um novo modelo global que colabore para o ordenamento da paz no mundo, ressaltando a nocividade da pobreza para o planeta e o futuro da humanidade. Ele abriu os olhos do mundo para a relação entre atraso e clima, destacando a necessidade de uma mudança na visão econômica.

continua após o anúncio

Um ponto importante mencionado por Lula foi a importância da preservação da Amazônia, que pertence ao Brasil, mas serve ao mundo. Ele defendeu que o mundo deve contribuir financeiramente para a preservação dessa região. Lula citou números do Brasil e de outros continentes, conclamando os líderes presentes a lutarem pela paz, indo além de discursos demagógicos e abordando o tema de uma forma que todos pudessem entender, relacionando-o às caixas registradoras dos líderes mundiais. O discurso de Lula na cúpula para o Novo Pacto Financeiro Global certamente deixou sua marca e reafirmou sua relevância no cenário político internacional.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247