José Genoíno: América Latina deve avançar em sua integração para atuar no mundo multipolar
Ex-presidente do PT disse à TV 247 que 'a integração da América Latina não deve ser apenas uma integração ideológica'. Ele também analisou a 26ª reunião do Foro de São Paulo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino afirmou nesta semana em entrevista à TV 247 que é preciso avançar na integração da América Latina e Caribe não apenas em acordos econômicos, mas também em questões sociais e culturais, e até mesmo na criação de uma moeda comum. “A integração não é uma integração ideológica, ela é uma integração de interesses complementares”.
“A integração latino-americana deve atuar no mundo multipolar porque o continente sul-americano além da história das lutas, dos dramas e dos desafios é o continente mais rico em proteína animal, vegetal, em água doce, em minério - no caso do lítio da Bolívia, no caso do pré-sal do Brasil e também porque várias experiências”, disse o petista, que fez uma análise da 26ª reunião do Foro de São Paulo. O evento começou na quinta-feira (29) e acontece em Brasília (DF) com representantes de partidos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.
De acordo com o ex-deputado, a integração latino-americana, segundo Genoíno, vai além de uma integração ideológica e envolve interesses complementares entre os países da região. O ex-dirigente petista afirmou que é preciso romper com visões maniqueístas e ideológicas na integração, buscando uma relação baseada no respeito mútuo e na defesa da soberania.
Líderes presentes no 26º Foro de São Paulo também abordaram questões como a crise climática, a desigualdade social e a defesa dos direitos humanos. Eles ressaltaram a importância de uma agenda progressista que promova a justiça social, a inclusão e o desenvolvimento sustentável na região.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247