"Há excesso de euforia com o governo Lula", diz Breno Altman
Editor do Opera Mundi afirma que o Brasil é uma montanha-russa e que a luta de classes vai se intensificar
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – No dia 10 de julho, o jornalista Breno Altman, editor do Opera Mundi, participou do programa Bom Dia 247 e pediu cautela nas análises sobre o governo Luiz Inácio Lula da Silva. "Há excesso de euforia com os primeiros seis meses do governo Lula. O Brasil é uma montanha-russa e não podemos ter ilusão com a tranquilidade deste momento", disse ele.
Altman iniciou sua análise comparando o país a uma montanha-russa, enfatizando a volatilidade e as mudanças bruscas de cenário político e econômico que o Brasil enfrenta. Segundo ele, embora haja motivos para comemorar a melhora da economia e a diminuição da polarização, é necessário manter uma perspectiva realista e não se iludir com a atual tranquilidade.
O jornalista ressaltou que embora a febre política tenha diminuído, os problemas estruturais do país persistem, assim como as tensões da luta de classes. Altman alertou para a necessidade de enfrentar os desafios estruturais e manter o enfrentamento ao neoliberalismo.
Um ponto relevante abordado por Altman foi a tentativa da burguesia brasileira de domesticar o bolsonarismo. Segundo ele, o "bolsonarismo arrebentou a hegemonia da direita liberal no bloco conservador" e agora a classe dominante busca uma versão mais moderada e republicana desse movimento. A intenção seria reconstruir um campo conservador como oposição ao governo do presidente Lula. "Eles buscam um bolsonarismo mais moderado e republicano, para que seja possível reconstruir um campo conservador em oposição ao presidente Lula", afirma. Assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247