“Fato de EUA encararem América Latina como quintal não justifica Rússia achar que seus vizinhos também o são”, diz Igor Fuser

Professor de Relações Internacionais da UFABC afirma que as relações diplomáticas poderiam ter sido esticadas pela Rússia. Assista

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Igor Fuser, em entrevista à TV 247, criticou a Rússia por “não reconhecer” a soberania de países vizinhos, no caso, a Ucrânia. Segundo ele, cada país deve ser livre para escolher se aliar a um ou outro bloco militar, mesmo que este seja composto por inimigos da Rússia.

Os Estados Unidos, lembra o professor, se valem da mesma lógica de Vladimir Putin para exercer seu domínio sobre a América Latina.

continua após o anúncio

“O fato de os Estados Unidos encararem a América Latina como seu quintal, estando presos à velha Doutrina Monroe na sua concepção sobre as relações com a América Latina, isso não justifica a Rússia achar que seus países vizinhos são também seu quintal. A Rússia tem que reconhecer que esses países vizinhos são países soberanos, se adaptar a essa situação e criar os meios diplomáticos e militares para lidar com esse fato. O que a Rússia não pode é invadir um país porque esse país está disposto a se aliar com outro país que é inimigo da Rússia”, disse. 

Em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma “operação militar especial” em resposta a um pedido de ajuda dos chefes das repúblicas do Donbass. Ele enfatizou que Moscou não tinha planos de ocupar territórios ucranianos. Depois, EUA, UE, Reino Unido e alguns outros países impuseram sanções a pessoas físicas e jurídicas russas. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247