"Existe espaço político e ideológico para o comunismo no mundo atual", diz José Reinaldo Carvalho

Editor internacional do 247, José Reinaldo Carvalho lançou livro sobre os 100 anos de comunismo no Brasil

José Reinaldo Carvalho
José Reinaldo Carvalho (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O jornalista José Reinaldo Carvalho, que está lançando o livro Comunistas no Brasil – 100 anos, em parceria com Wevergton Brito Lima, afirmou ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que "existe espaço político e ideológico para o comunismo no mundo atual".

No livro, ele traça a história do comunismo no Brasil e de seus dois principais partidos: o PCB e o PCdoB. "O comunismo no Brasil nasce como uma força nacionalista, antiimperialista e anticolonialista. O partido já nasceu perseguido pelas classes dominantes. As elites viam a questão social como caso de polícia", afirma. "A Revolução de 1930 foi democrático-burguesa e inacabada. O trabalhismo visava conter o comunismo. O comunismo passa para a legalidade após a Segunda Guerra Mundial e o partido concorre às eleições presidenciais. No governo Dutra, a ordem que veio de Washington foi de repressão aos comunistas", acrescenta.

continua após o anúncio

Na entrevista, Zé Reinaldo explicou a cisão do Partido Comunista do Brasil, decorrente do revisionismo soviético durante a era de Kruschev. "A declaração de março de 1958 propugnava o caminho pacífico para o socialismo no Brasil. Isso fez com que João Amazonas e Maurício Grabois decidissem sair", aponta. "O reformismo levou à liquidação do PCB", diz José Reinaldo, que relembrou o papel de dois mártires: Pedro Pomar e Maurício Grabois. "Depois da ditadura, o PCdoB lutou por três bandeiras: anistia ampla e irrestrita, revogação das leis de exceção e convocação de uma constituinte", afirma.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247