“Bolsonaro entrega para o capital mão de obra barata, fragmentada e desmotivada”, diz Juliane Furno

Economista analisou o quadro econômico do Brasil através da perspectiva da luta de classes

(Foto: Reprodução | ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A economista Juliane Furno, em entrevista à TV 247, analisou o quadro econômico do Brasil através da perspectiva da luta de classes, conceito marxista sobre o antagonismo inerente entre a classe dominante e o proletariado.  

Segundo ela, o governo Bolsonaro exerce uma política econômica que visa favorecer os lucros da classe dominante através da exploração, ao invés da promoção de vendas volumosas. 

continua após o anúncio

“Quem entrega custo do trabalho barato no Brasil? Bolsonaro. Por que? Porque tem desemprego, e quanto mais tem gente desempregada, mais os salários caem, e quanto mais gente desempregada e mais criminalização dos movimentos sociais, menos o movimento sindical tem capacidade de soerguer. Menos movimento sindical, menos capacidade de poder de barganha dos trabalhadores e amento da taxa de exploração"

“Mesmo que o setor empresarial pudesse ganhar mais no volume de vendas, com mais gente comprando os produtos deles, eles preferem ganhar na taxa de exploração. Por isso essa disputa é luta de classes. É a luta do capital contra o trabalho", disse.

continua após o anúncio

Em razão dessa preferência, o grande capital se alinha a Bolsonaro e muito dificilmente se desvencilhará dele, avalia a economista.

“Os setores dominantes que empregam força de trabalho todos estão no barco do Bolsonaro porque ele entrega a coisa fundamental para os capitalistas, que é a mão de obra barata, fragmentada e desmotivada", disse.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247