Alysson Mascaro: Brasil deve se aproveitar de um mundo multipolar

Professor da USP argumenta, no entanto, que o país deve buscar o horizonte socialista, neste momento de crise aguda do capitalismo

Alysson Mascaro, Biden, Putin e Xi
Alysson Mascaro, Biden, Putin e Xi (Foto: Reprodução/Facebook | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O filósofo do Direito e professor Alysson Mascaro, da Universidade de São Paulo, concedeu entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, em que abordou a guerra na Ucrânia como um sintoma da crise aguda do capitalismo e do imperialismo estadunidense. "Os Estados Unidos assumiram o controle do imperialismo mundial a partir da Segunda Guerra Mundial, mas estão em crise desde a década de 70, com a crise do padrão-ouro", diz ele.

Mascaro também aponta um paradoxo da crise atual. "Rússia e China estão entranhadas no capitalismo mundial. Quando esses países se levantam politicamente contra os Estados Unidos, eles estão economicamente integrados ao capitalismo", aponta. Na sua visão, a saída para a Rússia seria buscar um horizonte socialista.

continua após o anúncio

Sobre o Brasil, Mascaro afirma que o Brasil também pode se aproveitar de um mundo multipolar, mas defende o socialismo com saída, neste momento de crise capitalista. O professor antevê um período de grandes incertezas. "A crise pode abrir movimentos revolucionários, mas também pode ser uma solução para a acumulação capitalista", diz ele.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247