Aline Piva: eleições nos EUA nos dizem muito sobre a sobrevivência do bolsonarismo sem Bolsonaro

“Não sobrevive”, aposta a analista, lembrando que há “um núcleo trumpista” nos EUA, mas não a grande maioria de candidatos aliados ao ex-presidente

Aline Piva e Donald Trump
Aline Piva e Donald Trump (Foto: Reprodução |Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A jornalista Aline Piva, experiente em coberturas internacionais, como em Washington (EUA) e Caracas (Venezuela), por exemplo, analisou, na TV 247, os resultados das eleições de meio mandato dos EUA. Segundo a jornalista, diferente do Brasil, que elegeu uma maioria conservadora de extrema direita na esteira do bolsonarismo, os norte-americanos sinalizaram para um declínio do trumpismo.

“O núcleo trumpista existe. Ele tem influência política, inclusive, dentro de partido, mas o número de votação dentro da população não é suficientemente expressivo para fazer com que essa maioria de candidatos trumpistas chegue ao poder. Destaco que, dois dos governadores republicanos que ganharam com uma margem maior foram aqueles que se afastaram o máximo possível de Trump”, analisa a jornalista. 

continua após o anúncio

Mesmo com os democratas vencendo algumas disputas acirradas, parece que os republicanos estão rumo a obter maioria na Câmara dos Representantes. A questão, no entanto, é quão grande será essa maioria.

Embora as urnas tenham sido fechadas na terça-feira (8), a contagem de votos das eleições de meio de mandato continua. A demora mantém o suspense sobre quem comandará a Câmara e o Senado, republicanos ou democratas.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247