Alceu Castilho defende MST e afirma que a história do Brasil "é a história da questão agrária"

Jornalista afirmou que o Agro brasileiro tem poder de "eleger e derrubar presidentes" e que é blindado pela mídia corporativa, que ajuda a demonizar movimentos sociais como o MST

Alceu Castilho e o MST
Alceu Castilho e o MST (Foto: Divulgação | MST/Matheus Alves)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Alceu Castilho, do blog 'De Olho Nos Ruralistas', traçou um panorama histórico sobre as relações de poder envolvendo o Agronegócio brasileiro e a política, afirmando que tal setor tem o poder de "eleger e derrubar presidentes" e que é blindado pela mídia corporativa, que ajuda a demonizar movimentos sociais como o MST.

“A História do Brasil é a História da questão agrária, essencialmente. Há apenas poucas décadas que a maior parte da população brasileira se tornou urbana, na virada da década de 60 para 70, e é claro que ainda é um país com uma matriz agrária gigantesca, a começar pelo próprio gigantismo territorial. Temos aí todo o marketing do agronegócio em relação ao seu papel nas exportações e no PIB, um marketing superdimensionado inclusive, porque ele gera poucos empregos e isso se dá ao custo de muitas coisas, de destruições, violações de direitos e tudo”, declarou Alceu em entrevista à TV 247.

continua após o anúncio

>>> Paulo Teixeira critica CPI do MST e promete R$ 500 milhões para reforma agrária

O jornalista mencionou o envolvimento de setores do Agro em grandes eventos políticos brasileiros, tendo favorecido, na maioria dos casos, o lado da extrema direita: "e em meio a esses inúmeros aspectos da história da questão agrária no Brasil, podemos destacar uma face político-institucional do poder desses atores de eleger e derrubar presidentes. O golpe de 64 foi um golpe diretamente associado à reforma agrária e o golpe de 2016 teve um papel grande da Bancada Ruralista na deposição da Dilma Rousseff. E depois na manutenção do Michel Temer no poder. Além disso, eles foram decisivos para a eleição do Jair Bolsonaro, cujos discursos de extrema direita já vinham sendo praticados por eles há muito tempo".

continua após o anúncio

Alceu também fez uma defesa do papel do MST, muitas vezes demonizado por ocupar latifúndios improdutivos, afirmando que na atualidade o movimento se dedica menos às ocupações e mais ao combate à fome com a produção de alimentos: “o MST tem várias estratégias e não apenas uma, e essa estratégia que estão combatendo agora é uma que está tão em voga no momento. O MST neste momento exato do Brasil está mais preocupado com a afirmação de sua identidade de produtor de alimentos saudáveis para matar a fome da população do que propriamente com a ocupação de terras, essa que chamam de invasão. Não que tenham abandonado as ocupações. Elas existem e são feitas em alguns contextos específicos e não da forma aleatória que a mídia corporativa tenta nos fazer crer". Assista à entrevista completa abaixo:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247