Zoellick deixará presidência do Banco Mundial em 30 de junho

No h indicao para substituto, mas Lael Brainard, subsecretrio do Departamento do Tesouro, parece ser o preferido

Zoellick deixará presidência do Banco Mundial em 30 de junho
Zoellick deixará presidência do Banco Mundial em 30 de junho (Foto: Christian Hartmann/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A administração do presidente norte-americano Barack Obama decidiu não apontar Robert Zoellick para um segundo mandato de cinco anos à frente do Banco Mundial. Ele confirmou hoje que deve deixar o posto em 30 de junho, quando acaba seu mandato.

Zoellick, que é norte-americano, foi apontado pela Casa Branca para o Banco Mundial no mandato do ex-presidente republicano George W. Bush. Ele comandou a instituição durante um dos períodos econômicos mais voláteis na história moderna.

Tecnicamente, os membros do Banco elegem o novo líder, mas geralmente é Washington que escolhe quem vai ocupar o cargo. Essa regra informal está em vigor desde que os EUA ajudaram a fundar a instituição, após a Segunda Guerra Mundial.

continua após o anúncio

O governo norte-americano ainda não informou oficialmente quem será indicado para o posto de Zoellick, mas Lael Brainard, subsecretário do Departamento do Tesouro para assuntos internacionais, parece ser o preferido da administração Obama. Também são citados os nomes do ex-secretário do Tesouro Lawrence Summers e da secretária de Estado Hillary Clinton.

Durante o mandato de Zoellick, a estrutura política global passou por uma forte transformação, com países emergentes ganhando mais poder, principalmente após a crise financeira de 2008 e a atual crise da dívida soberana na Europa.

continua após o anúncio

"O Banco reconheceu que nós vivemos em um mundo de múltiplos polos de crescimento, onde os conceitos tradicionais de 'Terceiro Mundo' estão agora desatualizados e onde países em desenvolvimento têm um papel essencial a exercer, como motores do crescimento e participantes responsáveis", disse Zoellick em comunicado.

"Ao mesmo tempo, nós aumentamos nossa ajuda aos povos, países e comunidades mais pobres, e mostramos que o Banco pode ser um inovador indispensável, catalisador e guia de um multilateralismo modernizado", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247