Vale entra em Belo Monte

Empresa anuncia aquisio de 9% de participao para a explorao da usina hidreltrica



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Vale informou no início desta noite, por meio de fato relevante, que seu conselho de administração aprovou a aquisição de até 9% do capital da Norte Energia (NESA), parcela detida pela Gaia Energia e Participações (Gaia, do Grupo Bertin), "sujeita ao cumprimento de determinadas condições". A NESA é uma sociedade que tem como objetivo exclusivo a implantação, operação e exploração da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Conforme o fato relevante, a Vale reembolsará a Gaia pelos aportes de capital realizados na NESA e assumirá os compromissos de aportes futuros de capital decorrentes da participação acionária adquirida, o que é estimado em R$ 2,3 bilhões.

A mineradora informa, na nota, que 45% do consumo global da Vale é satisfeito por geração própria. "A aquisição de participação no projeto Belo Monte elevará o porcentual de nosso consumo de energia atendido por geração própria e reduzirá o custo marginal de energia para a Vale, na medida em que o preço da energia a ser comprada da NESA será inferior ao custo alternativo, dado pelo preço de mercado acrescido de encargos", diz a companhia. "Desse modo, o retorno esperado para a Vale a partir do investimento em Belo Monte é superior ao nosso custo de capital e em linha com o que havia sido estimado à época da participação da Vale no leilão. Adicionalmente, tal investimento contribui para a mitigação de riscos no fornecimento de energia para nossas atividades no Brasil", acrescenta.

continua após o anúncio

O fato relevante cita Roger Agnelli, que está deixando a presidência da mineradora. Segundo Agnelli, "a aquisição de participação no projeto Belo Monte é consistente com nossa estratégia de crescimento, contribuindo para a segurança energética da Vale e a criação de valor para seus acionistas como autoprodutora".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247