Um fardo chamado Silvio Berlusconi

Com uma dvida maior do que a da Grcia e um lder amarrado, Itlia forada a aceitar o controle do FMI sobre suas reformas econmicas e estruturais. Reportagem de Roberta Namour, de Paris

Um fardo chamado Silvio Berlusconi
Um fardo chamado Silvio Berlusconi (Foto: TOBY MELVILLE/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – Os olhos do mundo estão focados na Grécia. Mas, por mais que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, tentem abrandar, o grande peso morto da Europa é a Itália e seu empoeirado líder Silvio Berlusconi.

Quando o chefe de Estado desembarcou em Cannes sem nenhuma proposta concreta para garantir o equilíbrio das contas públicas de seu País, o casal franco-alemão perdeu a paciência. Se a Grécia, que pesa 2% do PIB na Zona do Euro, é um problema "suportável" aos 16 membros, uma implosão da Itália e de sua dívida de 1,9 trilhão de euros seria o fim do sonho da união monetária.

Sem outra saída, o País aceitou o monitoramento do Fundo Monetário Internacional sobre o andamento de suas reformas econômicas e estruturais. A Comissão Europeia e o FMI farão, cada um, um relatório sobre a maneira com que a Itália lida com seus objetivos, principalmente em matéria de reforma da aposentadoria e do trabalho. A nação de Silvio Berlusconi se comprometeu a equilibrar o orçamento em 2013 e a reduzir a partir de 2012 sua dívia pública, que atualmente equivale a 120% do PIB.

continua após o anúncio

Nos bastidores da União Europeia, não é segredo para ninguém o desejo de Sarkozy e de Merkel de dar adeus a Berlusconi. Sem o apoio da maioria no governo, o líder se vê de mãos atadas para recuperar o desastre econômico da Itália. No entanto, sua influência e a falta de concorrentes de peso ainda o garantem no trono. Segundo Beppe Severgnini, colunista do maior jornal da Itália, o Corrieri della Sera, em seu novo livro, Mamma Mia!, Berlusconi controla os canais de televisão pública e privada na Itália, pois sua família é dona do conglomerado Mediaset. Os jornais podem publicar reportagens sobre seus escândalos, mas a televisão está sob seu domínio. Além disso, nenhuma outra figura política conseguiu ameaçar seu reinado. O partido de centro-esquerda se mostrou um fracasso quando no poder e o democrata tem raízes comunistas mal vistas no país. Além disso, as iniciativas de Berlusconi são populares, como a abolição da taxa de propriedade ao comprar a primeira casa, o fim da imigração ilegal e a luta contra o crime organizado. Ou seja, até que ele decida sair por si só, a Europa terá de engolir o sr. Berlusconi.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247